FOTO ILUSTRATIVA |
A PREFEITA VERA COSTA SE REUNIU COM EQUIPES DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS E ORGANIZOU INICIATIVAS, COMO A REALIZAÇÃO DE MUTIRÕES DE LIMPEZA DE CÓRREGOS E TERRENOS
Em Guaçuí, as condições climáticas têm favorecido o aparecimento dos pernilongos. A falta de chuva e o baixo nível dos córregos e dos rios, além do grande volume de matéria orgânica, criaram um ambiente favorável à proliferação e infestação de pernilongos que têm incomodado a população. Para traçar ações de combate ao problema, a prefeita Vera Costa reuniu algumas Secretarias Municipais e equipes em seu gabinete, na terça-feira.
Participaram, além da prefeita, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, Wendel Amaral, o secretário do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni, o secretário de Obras, Infraesturtura e Serviços Públicos, Hermes Guimarães, a superintendente da Saúde, Marcela Polido, e equipes técnicas e da Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde.
Como ação imediata de combate, ficou definida a realização de ações em mutirão em diversos pontos do município. Nas próximas segunda e terça-feira, a partir das 7h30, no bairro Vale do Sol, será feita a limpeza do córrego e de terrenos com mato alto, retirada de vegetação e entulho, além do plantio de Citronela, que serve como um repelente natural para o pernilongo.
Na quarta-feira, o mutirão começará a limpeza na ponte que dá acesso ao bairro são Miguel – ponte da Interminas – seguindo pelo córrego Santa Catarina, em direção ao bairro Roberto Mendes. De acordo com informações da Secretaria da Saúde, a previsão é que esse trabalho siga pelo córrego e vá até o bairro Balança, percorrendo uma extensão de mais de 3 quilômetros.
Na sexta-feira, os serviços atenderão, de forma especifica, a retirada de entulho, limpeza de terrenos e recolhimento de lixo e móveis velhos, no trecho da ponte que dá acesso ao bairro são Miguel – ponte da Interminas – até o bairro Roberto Mendes. Durante a ação, será realizada ainda a panfletagem e orientação sobre destinação do lixo.
“Estamos organizando nossas equipes para atuar nos mutirões, mas é preciso que os moradores sejam parceiros e colaborem, eliminando focos de proliferação dos pernilongos, colocando para fora das casas móveis velhos, pneus e outros entulhos, para que a prefeitura recolha”, explicou a prefeita Vera Costa.
A população pode contribuir para reduzir o aparecimento do Culex (pernilongo), que faz sua desova em criadouros com água parada e composta de matéria orgânica (fossas, valas, charcos, poças entre outros). A prevenção, então, se faz com a limpeza e cobertura desses criadouros, mantendo, também, os quintais livres de qualquer objeto capaz de armazenar água por menor que seja o volume.
O mosquito Culex (pernilongo) incomoda, irrita e faz com que noites mal dormidas interfiram na qualidade de vida das pessoas, mas tirando o incomodo, não existe registro de nenhuma doença transmitida por esse mosquito.
AQUIES
Nenhum comentário:
Postar um comentário