Um dia após chuvas de granizo e ventos de até 100 quilômetros por hora atingirem cidades do Noroeste Fluminense, no último domingo (15), equipes de trabalho contabilizam estragos e prestam atendimento às famílias atingidas. Varre-Sai, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana foram os municípios mais afetados. Em Campos, o coordenador de Defesa Civil, Henrique Oliveira disse que não há motivo para alarde diante da previsão de tempo chuvoso até sexta-feira (20).
Segundo ele, até sexta-feira (20) é esperado até 80 milímetros (mm) de chuva, considerado significativo para a agricultura e pecuária. No entanto, o volume não é suficiente a ponto de atingir a cota de 5,80 mm, considerada normal pelas autoridades. Na medição realizada nesta segunda-feira (16) pela manhã, o índice atingia a cota de cinco metros.
Estragos na região
A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, em seu site oficial informou que as secretarias municipais de Assistência Social e Habitação (SMASH) e de Obras, Serviços Públicos e Transportes, além da Defesa Civil do município, concentram as ações nas áreas mais críticas, entre elas o bairro Santa Terezinha e Monte Calvário, assim como a localidade de Usina Santa Isabel. Praticamente 100% das famílias atendidas estão desalojadas, ou seja, tiveram que sair de casa, mas conseguiram abrigo com amigos ou parentes.
Nas cidades de Varre-Sai e Natividade, as chuvas vieram acompanhadas de granizo chegando a atingir algumas residências, porém sem vítimas.
Em contato com o tenente-coronel do 21º Grupamento de Bombeiros Militar (Itaperuna), Rodolfo Correa o mesmo informou que não recebeu nenhum chamado a respeito.
O Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário