Foto/Divulgação.Campos 24 Horas.
O município de Itaperuna registrou o primeiro caso de bebê nascido com microcefalia neste ano. O bebê nasceu na última quinta-feira (17) no Hospital São José do Avaí. A Secretaria de Saúde realizou exames de sangue para verificar se o caso tem relação com o Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
O pré-natal da mãe também será analisado para averiguar suposta ligação da doença. A microcefalia só foi identificada na criança depois do nascimento. Ao todo, foram registrados 2,7 mil casos de dengue e cerca de 100 casos suspeitos de Zika vírus, mas nenhum em gestantes.
A doença provocada pelo zika vírus é transmitida pelo mosquito Aedes Aegipty, e tem sintomas parecidos com a dengue, vem sendo investigada após vários casos de bebês nascerem com microcefalia no nordeste.
O Ministério da Saúde informa que casos suspeitos de microcefalia devem ser notificados no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). Além disso, o Ministério da Saúde diz que enviou às secretarias estaduais e municipais orientação para que seja feito o registro em uma ficha específica, adotada de maneira excepcional, que traz mais detalhes dos casos que serão investigados.
Campos 24 Horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário