É algum lugar fora do Brasil? Não, é em Itapemirim, cidade do litoral sul capixaba, onde a Lagoa Guanandy está encantando os banhistas com água azul e cristalina. Essa coloração, no entanto, não é da lagoa, cujas águas apresentam coloração amarelada/escura.
Segundo comunicado, a prefeitura municipal informou que o que ocorreu na lagoa, não foi nenhum fenômeno natural ou lançamento de produto químico. "Ocorre que margeando a lagoa existe um canal que liga o rio Novo ao rio Itapemirim. Esse canal é popularmente conhecido como Canal do Pinto ou Córrego Comporta, com intuito de garantir o abastecimento de água durante o verão. O SAAE conseguiu uma autorização da Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH, para o desassoreamento do Canal do Pinto de forma que o rio Novo conseguisse verter água para o canal e, posteriormente, o SAAE faria a captação não mais na lagoa e sim dentro do próprio canal. Essa medida garantiria que a lagoa mantivesse seu volume de água e não fosse ainda mais impactada devido ao longo período de estiagem".
Ainda segundo a prefeitura, em vistoria no local a fim de detectar o que estava ocorrendo com a lagoa, a Secretaria de Meio Ambiente encontrou uma vala de aproximadamente 500 metros de extensão drenando a água do canal para a lagoa. O motivo pelo qual a água da lagoa está cristalina é pelo fato da água ser proveniente do rio Novo, curso hídrico onde não existe o processo de decomposição da carga orgânica a exemplo do que ocorre na lagoa.
"Devido ao baixo volume da lagoa, a água proveniente do rio Novo prevaleceu sobre a água que estava contida dentro da lagoa e fez com que a mesma ficasse cristalina", informou.
De acordo com Tiago Leal, secretário de Meio Ambiente de Itapemirim, a secretaria já solicitou o fechamento da ligação entre a lagoa e o canal e continuará realizando o monitoramento da lagoa para prevenção e mitigação dos possíveis impactos que possam ocorrer.
ESHOJE/Fotos: Divulgação Maratimba
Nenhum comentário:
Postar um comentário