O Ministério Público Federal (MPF) divulgou ontem (09/12), um novo Ranking da Transparência em todo o país. E mais uma vez Bom Jesus do Itabapoana foi destaque nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Com a nota 7,5, o município aparece em segundo lugar. A tabela foi divulgada na comemoração pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção.
Apenas em termos de comparação, Campos dos Goytacazes, maior cidade do interior do estado, ficou na terceira posição da região. Em maio deste ano, o MPF já havia divulgado um primeiro ranking. Apenas quatro cidades do estado obtiveram a nota máxima: Macaé, Duque de Caxias, Niterói e Nova Iguaçu, todas com arrecadação bem superior a Bom Jesus.
O ranking leva em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base num questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O objetivo do trabalho é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados. A escala que vai de zero (0) a dez (10).
No ranking nacional, o Estado do Rio obteve a 18ª colocação, com nota 5,9. O estado mais transparente do Brasil, segundo o MPF, foi o Espírito Santo. Outras cidades da região: Miracema (6,4), Santo Antônio de Pádua (6,1), Itaperuna (6), Italva (5,9), São José de Ubá (5,2), Laje do Muriaé (4,8), Porciúncula (3,9), Itaocara (3,7), Cambuci (3,1), Natividade (2,7), Varre-Sai (1,9). São Fidélis ficou em último lugar no ranking regional e estadual com a nota zero, junto com Paracambi e Rio das Flores:
- Esse segundo lugar reflete o empenho do Poder Executivo para seguir as leis de transparência. A equipe da Prefeitura trabalha todos os dias deixar a comunidade bem informada sobre no trato da coisa pública, finalizou a Prefeita Branca Motta.
Ascom
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário