Visando um combate mais efetivo do mosquito da Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Norte iniciou na terça-feira(15/12) mutirões contra o mosquito em toda cidade. Cerca de 40 pessoas estão participando das ações que contemplam a coleta de lixo nas ruas, em terrenos baldios e vistoria em quintais. Segundo a Secretaria de saúde, toda a estrutura do setor de endemias, vigilância ambiental e agentes comunitários de saúde foram mobilizados para atuar nos mutirões que iniciou no Bairro São João. Nesta quarta-feira (16) será a vez do centro da cidade e do bairro Silvana receberem a equipe. Na quinta-feira (17) as ações irão acontecer nos Bairros Vista Alegre e Grande Vitória.
Além da coleta do lixo nos terrenos baldios, a equipe também está distribuindo material informativo, orientando como combater os focos e evitar a proliferação do mosquito, além dos principais sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika. Quando é identificado algum foco específico do mosquito é feito o mapeamento para o combate efetivo com inseticidas que estão sendo aplicados através de bomba costal, no inicio da manhã e no final do dia horários em que o mosquito atua com mais frequencia.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde até o dia 10 de dezembro, o Espírito Santo registrou 376 casos suspeitos de infecção pelo Zika vírus, sendo cinco confirmados laboratorialmente (04 em Vitória e 01 em Vila Velha). Foram notificados 14 bebês, entre nascidos e em gestação, diagnosticados com microcefalia, mas ainda sem confirmação de relação com o Zika vírus.
Ascom BJN
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário