Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

NOVO AUMENTO NA ENERGIA ELÉTRICA ESTÁ PREVISTO PARA 2016


Imagem/Ilustrativa.

O ano de 2016 pode começar com um novo aumento nas tarifas de energia. A redução na capacidade das usinas hidrelétricas deve elevar pela terceira vez o valor da conta de luz.
De acordo com uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, o governo deve anunciar na próxima sexta (11) uma queda de 10% na quantidade de energia que cada unidade poderá produzir.
O economista e coordenador de cursos da Faculdade Pio XII, Marcelo Loyola, explica que os aumentos na energia geram um efeito cascata, elevando o preço de outros produtos e serviços.
“A energia é um insumo fundamental para todos os setores. Quando há um aumento, é necessário repassar este novo custo para os produtos. Assim, o consumidor comum paga a mais não só em sua conta de luz, mas sofre também com uma elevação no preço de suas compras”, conta.
Para ele, a recessão que o país enfrenta está associada com estes novos aumentos na luz elétrica. “Com preços mais altos, há um esfriamento da economia, o que se transforma em uma bola de neve: o consumidor deixa de comprar, o comércio diminui a demanda e as indústrias precisam demitir. Todos esses aumentos consecutivos em 2015 agravaram a crise”, relata.
Como o plano do governo ainda será discutido, não há estimativa de quanto pode subir a tarifa. Nos últimos 12 meses encerrados em outubro, a energia subiu 52% no País, segundo o IBGE. 

A Gazeta – Com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário