A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana entregou um caminhão para o Programa de Coleta Seletiva Solidária à comunidade de Bom Jesus nesta quarta-feira (02/12). O veículo foi obtido através de convênio do Executivo municipal com a Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Logo após o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sebastião Coroia, dar às boas-vindas aos presentes, a presidente da Cooperativa de Catadores, Maria Alves da Silva, agradeceu o esforço da Prefeitura para dar suporte ao trabalho da instituição e entregou camisetas do programa à Prefeita Branca Motta e ao superintendente regional do Baixo Paraíba do Sul, Fernando Guida.
Ele assumiu o microfone para dizer que a coleta seletiva é um dos pontos principais para se reduzir os efeitos da poluição no clima, já que o lixo polui solo, água e ar. Guida ressaltou que tanto a chuva como a seca serão mais intensas e concentradas e que toda ação humana tem impacto:
- Se comemos carne de animais criados em pastos que antes eram florestas, estamos contribuindo para o dano ambiental. O metano emitido pelo gado é 21 vezes pior do que o gás carbônico de fábricas e veículos, afirmou.
O superintendente encerrou sua fala explicando que o caminhão da coleta seletiva pode triplicar a produtividade dos catadores e lembrou o secretário estadual do Ambiente, André Correa, que diz: “Quanto menos lixo, melhor. Mas o lixo que houver deve ser bem processado”. Em seguida, o vice-prefeito Jarbas Borges destacou que todos devem ter o compromisso de preservar e fez um trato com o secretário de Agricultura para que nenhuma terra com mais de 20° de inclinação seja arada no período chuvoso.
Encerrando a solenidade, a Prefeita Branca comemorou que o caminhão trará mais dignidade ao trabalho da cooperativa, já que se trata de um veículo confortável e seguro. Ela destacou os benéficos do programa:
- A coleta seletiva é boa para todas as partes, pois gera renda para a cooperativa, ajuda na preservação do meio ambiente e na economia para o poder público. O retorno disso virá com o ICMS Verde, finalizou.
O departamento de Meio Ambiente informou que o caminhão vai entrar em serviço ainda este mês. O trabalho deve começar pelo Lia Márcia, que já tinha um projeto piloto, mas vai alcançar todos os bairros da cidade.
Ascom
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário