Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

RANKING DA TRANSPARÊNCIA DO MPF -BOM JESUS FICA EM 2º LUGAR NO NORTE/NOROESTE

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou, nesta quarta-feira (09), um novo Ranking da Transparência em todo o país. Segundo os dados, Macaé tirou a nota máxima em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro, ao lado de outras três cidades, que também obtiveram a nota dez: Duque de Caxias, Niterói e Nova Iguaçu. Já Campos ficou em 16º lugar com a nota 7,4, empatado com São Gonçalo e Engenheiro Paulo Frontin. Em maio deste ano, o MPF já havia divulgado um primeiro ranking e, na ocasião, Campos ficou com a nota obteve a nota 0,9 e ficou na 71ª posição dentre os 92 municípios do Estado e Macaé ficou em 57ª posição.
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB), destacou o empenho do governo em ampliar os mecanismos de acesso à transparência, que levou o município a sair da 57ª posição, em avaliação de maio deste ano, para primeiro, se tornando referência nacional. “Esse reconhecimento demonstra todo o esforço de uma governança transparente e de seus servidores em desenvolver caminhos para o acesso à informação. Isso é contribuir para que o cidadão esteja de fato no controle. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos, Macaé está no caminho certo”, afirmou.
Em análise das regiões Norte e Noroeste Fluminense, Campos fica em terceiro lugar de transparência, atrás de Bom Jesus do Itabapoana que ficou em segundo lugar com a nota 7,5. Casimiro de Abreu ficou em quarto lugar no ranking regional com a nota 7,1. Miracema ficou com 6,4 e Santo Antônio de Pádua com 6,1. Itaperuna ficou em oitavo lugar na região com a nota 6, seguido dos municípios Italva (5,9), São José de Ubá (5,2), Laje do Muriaé (4,8), Conceição de Macabu (4), Porciúncula (3,9), Carapebus (3,7), Itaocara (3,7), Cambuci (3,1), Natividade (2,7), Quissamã (2,4), Varre-Sai (1,9), Aperibé (1,4), São João da Barra (1,4) e São Francisco de Itabapoana (0,2). O município de São Fidélis ficou em último lugar no ranking regional e estadual com a nota 0, empatado com Paracambi e Rio das Flores.
No ranking nacional, o Estado do Rio obteve a 18ª colocação com a nota 5,9. O estado mais transparente de todo o Brasil, segundo o MPF, foi o Espírito Santo. Ainda no ranking nacional entre os municípios, Campos ficou 492ª posição.
A tabela foi divulgada em evento de comemoração pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção. 

Mário Sergio/Folha da Manhã/Foto: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário