A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana lançou hoje um alerta para o risco de epidemias de dengue, febre chikungunya ou zika vírus no município. Agentes comunitários de Saúde, de combate a endemias, as equipes da Vigilância Ambiental e Epidemiológica e funcionários da Secretaria de Obras (cerca de 30 pessoas no total) começaram um mutirão de combate ao Aedes egypti nesta quarta-feira (09/12).
O primeiro bairro atendido foi o Santa Terezinha onde, pela quantidade de potenciais focos do mosquito, o trabalho que duraria um dia pode seguir até o fim da semana. De acordo com o secretário de Saúde, Sávio Saboia, a situação é grave em todo o Estado do Rio e os cuidados devem ser intensificados:
- Participamos de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde e foi pedido total comprometimento das prefeituras. Da mesma forma que repassando este alerta ao nosso pessoal, convocamos a sociedade a ser parceira nesse momento preocupante, afirmou.
Durante uma reunião com as equipes que iniciaram o mutirão, foi avaliado que o perigo de proliferação do inseto é grande. Com a chuva dos últimos dias aparecem focos em vários lugares. Quintais, depósitos de ferro velho e terrenos baldios são os preferidos do mosquito, pois muitos pontos onde a água se acumula.
Outro foco potencial são caixas d’água e outros recipientes que não são protegidos. Os agentes estão cadastrando estes locais, pois a Prefeitura vai providenciar telas para que os moradores façam a cobertura e evitem que as fêmeas depositem seus ovos. De acordo com a coordenação do mutirão, os funcionários serão divididos em duplas, e cada uma vai percorrer um determinado número de ruas a cada dia. Haverá também turmas com veículos para recolher o material retirado dos quintais e terrenos.
A Prefeita Branca Motta também falou aos agentes e informou que, em apenas 15 dias, o número de casos de microcefalia em recém-nascidos dobrou no país. Ela explicou que só um trabalho sério, bem planejado e executado pode reduzir os riscos de uma epidemia:
- Nossas equipes estão preparadas e farão tudo o que estiver ao alcance. Mas isso não será suficiente se cada morador não colaborar, limpando seu quintal, perdendo dez segundos para recolher um copinho de plástico que foi jogado no chão. Estas doenças não escolhem idade, classe social ou grau de instrução, concluiu.
O Governo do Estado marcou o próximo sábado como Dia D de combate ao Aedes egypti. Será feita uma concentração na Praça Governador Portela para conscientizar a população sobre os riscos das doenças transmitidas por esse mosquito. Em Bom Jesus, o mutirão vai tender os bairros na seguinte ordem: Lia Márcia, Pimentel Marques, Santa Rosa, Centro e Asa Branca. Depois vêm o distrito de Carabuçu e as localidades de Usina Santa Isabel e Nova Bom Jesus.
A partir do dia 4 de janeiro de 2016 serão realizadas as ações nos demais distritos e localidades. Mas a Secretaria de Saúde informa que as comunidades devem tomar a iniciativa na limpeza dos quintais e outras áreas. O ideal é que as equipes apenas verifiquem se ainda existem focos do mosquito.
Ascom
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário