A Secretaria de Saúde do Bom Jesus do Itabapoana lançou um alerta para que a sociedade não se descuide no combate ao mosquito da dengue. Além desta doença, o Aedes aegypti transmite a febre Chicungunya e o Zika vírus, que pode causar a microcefalia em fetos humanos.
Segundo o secretário de Saúde, Sávio Saboia, o momento requer cuidados, pois novembro teve grande quantidade de chuva em algumas regiões e a tendência é a mesma nos próximos meses:
- Temos 20 agentes comunitários de combate a endemias trabalhando todos os dias, mas os cuidados devem ser tomados por todos. Em apenas dez minutos é possível achar e eliminar locais onde o mosquito coloca seus ovos.
De acordo com a secretaria, entre o primeiro dia de 2015 e a última segunda-feira (30/11) foram notificados 529 casos de dengue em Bom Jesus. Desses, 132 foram confirmados. O município está livre da Chicungunya e do Zika, mas segundo as autoridades de Saúde não se pode relaxar na prevenção:
- O carro fumacê percorre bairros e distritos todos os dias, de segunda a sexta-feira, mas o inseticida só age sobre o mosquito. Evitar que os ovos deem origem às larvas e que estas cheguem à fase adulta é obrigação de todos nós, concluiu o secretário.
Ascom
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário