Uma mensagem alertando que o WhatsApp vai passar a ser pago depois de uma falha em seus servidores na última quarta-feira está assustando internautas. O texto pede que a mensagem seja replicada para todos os contatos como forma de garantir o funcionamento correto e gratuito do aplicativo. Mas cuidado, essa mensagem é falsa!
O primeiro indício de que o texto trata-se de um boato é o nome do diretor da empresa. Na mensagem está escrito Jelysson, mas na verdade o diretor do WhatsApp se chama Jan Koum. Outro indício é que a mensagem que está circulando contém erros de ortografia.
Em seu site oficial, o WhatsApp define alguns pontos que os internautas devem ficar atentos para identificar mensagens duvidosas. Quando a mensagem chegar por um número desconhecido, a recomendação da plataforma é denunciá-lo como spam através do próprio aplicativo. Se vier através de um contato, a instrução é apagar a mensagem. Nos dois casos não se deve clicar em nenhum link, fornecer informações pessoais, ou repassar a mensagem.
O WhatsApp também reafirma em seu site oficial que é um aplicativo gratuito e que "nunca irá pedir seus usuários paguem" para usar a ferramenta e nem fazerem nada específico para poder usar o WhatsApp gratuitamente.
Veja abaixo as instruções para identificar mensagens spam ou duvidosas:
- Possuem erros ortográficos ou gramaticais.
- Pedem para você que toque em um determinado link.
- Pedem para que você encaminhe informações pessoais, tais como: número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senha, etc.
- Pedem para que você encaminhe a mensagem em questão.
- Pedem para que você clique em um link específico a fim de "ativar" um novo recurso.
- Dizem que você terá que pagar para utilizar o WhatsApp.
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