Oito, dos nove vereadores de Bom Jesus do Norte (88,9% da Câmara), podem perder o mandato por, supostamente, terem usado candidatas laranjas para preencherem a cota de 30% de mulheres candidatas nas eleições do ano passado.
Cinco candidatas à Câmara não teriam obtido nenhum voto, segundo o advogado eleitoral Alan Faial que representa um grupo de oito suplentes. “Houve fraude eleitoral. As coligações só obtiveram a cota de 30% de candidatas porque usaram candidatas laranjas. Quatro já foram ouvidas e admitiram a fraude”.
Já foi feita uma audiência e uma segunda foi marcada para o inicio de agosto pelo juiz Ivens Miná Arruda de Carvalho. Se os mandatos forem cassados, apenas o vereador José Manoel de Medeiros (PDT), dos que foram eleitos, mantém o posto. São investigadas as coligações envolvendo: PEN e PSDC; PSD, PP, PV e PTN; e PSDB, PRP e PSB.
"Isso é muito injusto"
O presidente da Câmara de Bom Jesus do Norte, Camilo da Autoescola, disse ser injusto perder o mandato por causa de candidata-laranja.
"Estou no meu 1º mandato, fui o segundo vereador mais votado da cidade, não é justo eu perder meu mandato por causa de outro candidato. Cada um cuidou de sua campanha, eu fui pra rua pedir voto. É uma injustiça".
Nenhum comentário:
Postar um comentário