Páginas

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

CONSÓRCIO CAPARAÓ VAI MUDAR NATUREZA JURÍDICA PARA AMPLIAR PARCERIAS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Sete prefeitos da Região do Caparaó se reuniram na tarde de segunda-feira (21), em Muniz Freire, para, entre outras pautas internas, mudar a estrutura do Consórcio, hoje de natureza privada, para a categoria jurídica pública. Essa medida vai garantir maior facilidade de gestão, segundo os consorciados, facilitando parcerias e convênios.
Na prática, o Consórcio migrar juridicamente para público, aproxima seu funcionamento do de uma prefeitura, por exemplo.. “Torna-se uma extensão das prefeituras do Caparaó. Isso facilita a resolução de gargalos administrativos que, sozinho, um prefeito encontra dificuldade”, explica o presidente do Consórcio, Luciano Salgado, que cita exemplos. “O licenciamento ambiental e os resíduos sólidos – lixo produzido nos municípios – também em pauta nesse encontro, serão tratados conjuntamente por nós com o governo do Estado. Prazos, logísticas e outras demandas a longo prazo também, como obras e captação de recursos”, finaliza o presidente.
Anfitrião, o prefeito de Muniz , Carlinho Bazzarella (PROS), recebeu os prefeitos José Guilherme (PSDB), de Alegre; Coronel Weliton (PV), de Iúna; Zé Carlos (PMDB), de São José do Calçado; Reginaldo (PMDB), de Ibitirama; Eleardo Brasil (PMDB), de Divino, e Luciano Pingo (PMDB), de Ibatiba, também presidente do Consórcio. Ainda participaram da reunião a diretora-executiva do Consórcio, Dalva Ringuier, que é secretária de Cultura, Turismo e Esporte em Dores do Rio Preto.
China
Ainda está sendo costurada, mas existe a possibilidade de uma parceria dos municípios da região do Caparaó com a China. “Está sendo estudado pelo governo do Estado. O Consórcio tem o interesse e vai procurar o governo para saber da possibilidade de sermos protagonistas nesse diálogo com os chineses”, explica Pingo, que vislumbra na possível parceria um novo mercado, alavancando setores de destaque. “Seria a entrada da região nesse mercado exterior, proporcionando novos negócios, visibilidade dos produtos e explorar o potencial turístico. Produtores de café já estão se movimentando, de forma independente, para apresentar sua mercadoria aos investidores chineses”, acrecentou..
Novo Integrante
Bom Jesus do Norte está perto de fazer parte do Consórcio do Caparaó. Uma primeira reunião já foi feita para tratar da inserção do município. O próximo passo é a oficialização no âmbito jurídico. Com a entrada de BJN, o Consórcio passará a contar com 12 municípios. Atualmente, fazem parte 11 cidades do entorno direto e indireto do Parque: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Aqui Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário