A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) lançou, na terça-feira (05), o novo Plano de Emergência do Estado (PEM-RJ). Com vigência até dezembro de 2018, o documento traça estratégias para otimizar as ações de resposta a emergências e desastres, de forma integrada e articulada com os 92 municípios fluminenses. O evento aconteceu no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Rio.
O plano de contingência é o ponto de partida para a definição do socorro, da assistência à população vitimada e, também, das ações de reabilitação dos cenários atingidos. O objetivo é minimizar danos e prejuízos.
“A partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre, são estabelecidos protocolos oficiais para mobilização preventiva e de emergência para eventos adversos” explicou o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey.
A ferramenta é destinada a todos os integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC). O trabalho, que foi coordenado pelo Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (DGDEC), envolveu cerca de 200 pessoas entre especialistas, servidores públicos e cidadãos fluminenses. Mais de 40 agências, incluindo instituições governamentais e não governamentais, entidades privadas e segmentos organizados da sociedade civil participaram do projeto.
Plano Verão 2018
Parte integrante do Plano de Emergência, o Plano Verão 2018 é um planejamento tático para a integração de múltiplos saberes técnicos na área de proteção comunitária. A vigência é de dezembro de 2017 a março de 2018, que é o período com indicativo de chuvas fortes no estado. Ele pode ser prorrogado mediante critérios de excepcionalidade.
Ascom/ CBMERJ/FolhaItaocarense/Rádio Itaperuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário