Na madrugada desta sexta-feira (29), as Polícias Civil e Militar e o Detran fizeram a operação “Lei Seca” em Guarapari. O objetivo era reprimir a combinação de bebida alcoólica e direção. Três pontos estratégicos na cidade foram escolhidos para ação dos polícias: Meaípe, Nova Guarapari, Rodo Sol.
Ao todo quase 300 carros foram abordados, cerca de 150 testes de bafômetros foram feitos, 22 carteiras de habilitação recolhidas, 5 veículos apreendidos e 4 pessoas foram detidas nesta operação.
O Secretário de Segurança do Estado, André Garcia, veio até Guarapari para acompanhar o resultado da “Lei Seca”, e ficou surpreso com os baixos índices de infrações. “Me surpreendeu, diante do trabalho feito nesta madrugada, o número de apreensões e flagrantes, foi muito pequeno. Esse pode ser um bom sinal de uma mudança de cultura das pessoas em beber e dirigir”, disse o Secretário de Segurança.
André Garcia fala ainda que a operação além de fiscalizar, tinha o objetivo de alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir alcoolizado, e dá uma dica. “Sobretudo a intenção era educativa. Nessas situações, escolha uma pessoa do grupo para dirigir e não beber naquela noite. Uma noite pode salvar uma vida. E se você for beber não dirija, pegue outro meio de transporte, porque a fiscalização será rigorosa”, alertou O Secretário.
Nesta operação “Lei Seca”, a Polícia Civil esteve infiltrada dentro das boates, com polícias disfarçados, para monitorar aqueles que estava bebendo nas festas, e em seguida assumiam a direção de veículos. “Esse trabalho de infiltrados será contínuo, para identificar não só a ocorrência dos crimes de alcoolemia, mas também observar o tráfico de drogas e crime contra o patrimônio. Esse trabalho será intensificado no verão todo, em Guarapari e em algumas outras cidades do Estado”, disse o Chefe Geral da Polícia Civil.
A operação recebeu ainda, o apoio da delegacia itinerante da Polícia Civil “Este é o ônibus que era usado para confecção dos documentos civis, que já vinha atuando desde o início do ano. Agora ele foi direcionado para Guarapari, para fazer ações em conjunto com o Detran e a Delegacia de Guarapari, para ser mais um ponto de apoio ao combate ao crime dentro da cidade”, afirmou Guilherme Daré.
O diretor Geral do Detran, Romeu Scheibe Neto, explica quais são as penas para motoristas que forem pegos embriagados. “Quando o teste o teste de alcoolemia vai até o 0,33 não há um crime, mas a habilitação do motorista será recolhida no ato da fiscalização e ele terá sua CNH suspensa por 12 meses. Agora, quem for pego com o índice superior ao 0,33 está de fato cometendo crime, e além de ter a carteira apreendida, ele será preso. E fiscalização, neste verão, será extremamente rigorosa”, explica o diretor do Detran.
Portal 27
Nenhum comentário:
Postar um comentário