Foto: O Norte Fluminense
Ocorreu no dia 1º de janeiro/18, a comemoração pelos 90 anos da inauguração da Capela Santa Maria, idealizada por Padre Mello- considerado um dos gênios da civilização e da cultura- e construída pelos usineiros José Carlos e Jorge Pereira Pinto e pela comunidade. A Capela foi erigida em memória de Stephania de Carvalho Pereira Pinto, de quem José Carlos Pereira Pinto era viúvo.
A natureza parece ter-se engalanado para a festa em homenagem ao Sagrado Coração de Maria, a Padre Mello, à família Pereira Pinto e à comunidade usinense. Até a chuva indicou harmonia com a Celebração Eucarística, ao iniciar-se em sincronia com esta.
Os usinenses participaram da Santa Missa, a partir das 19h30min, seguida de Festa Portuguesa com comida típica, em reverência ao país de origem de Padre Mello.
Uma rica exposição, que iniciou-se no dia 22 de dezembro, teve seu ápice no salão da Capela.
Por ocasião da Missa, foi lido texto antológico de Octacilio de Aquino e publicado no jornal O Norte Fluminense logo após a morte de Padre Mello, ocorrida no dia 13 de agosto de 1947. O texto pode ser visualizado no marcante site sobre a vida e obra de Padre Mello, lançado no ano passado, por ocasião dos festejos dos 154 anos de sua data natalícia:
Foi declamada, ainda, a famosa poesia “Crianças”, do genial pároco açoriano. A exposição e a Festa Portuguesa foram organizadas por Joana Monteiro de Souza, com o apoio da comunidade. Pe. Márcio Ferreira Viana realizou, por outro lado, a celebração histórica, que uniu fé, história e natureza.
A Usina Santa Maria se orgulha de ter dois sacerdotes nascidos em sua comunidade: Padre Rogério Cabral e Padre Edson de Oliveira.
O Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário