Páginas

domingo, 25 de fevereiro de 2018

SÃO JOSÉ DO CALÇADO, NO SUL DO ESTADO, SE DESPEDE DE EX-FISCAL DE OBRAS DO MUNICÍPIO

Ele deixou um legado bonito para a familia e amigos. 
O município de São José do Calçado, no Sul do Estado, está de luto. Morreu devido às complicações da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), na tarde de domingo (24), por volta da 16h30, em sua residência localizada na Rua Coronel Marcondes, 221, o ex-Fiscal de Obras do Município, Sebastião Coimbra de Almeida, de 96 anos, conhecido carinhosamente com “Tão Fernandes”.
Ele trabalhou na prefeitura de São José do Calçado entre 1970 a 1997
Familiares, representantes do futebol do município, grupos da igreja católica anfitriã, o Chefe de Gabinete, Addison Antonio de Rezende Viana, o pneumologista Erval Antonio de Rezende (médico da familia Almeida) e amigos estiveram na Capela Mortuária Elpidio Diogo, localizada no Bairro Honorelino Gomes de Oliveira, para prestar as últimas homenagens ao homem que por muitos anos torceu pelo Americano Atlético Clube e Club de Regatas Vasco da Gama.
O ritual das exéquias (cerimônias prestadas aos mortos, do latim exsequiae.arum, sinônimo de sepultamento) ficou a cargo do padre Genivaldo Marcolan Laquini (Administrador Paroquial), da Paróquia São José, localizada na Praça Pedro Vieira, 10 – Centro - 29.470-000 - São José do Calçado – ES, Regional VII. Também parentes fizeram pequenas homenagens durante a sentinela. 
Sebastião Coimbra de Almeida, Ex-Ministro da Eucaristia, da Liga Católica Jesus, Maria e José, que foi criada em 1919 e da Congregação Mariana, foi sepultado às 10h deste domingo (25), no Cemitério Municipal de São José do Calçado. Deixa oito filhos, 19 netos e 16 bisnetos (dois ainda estão no útero). 
ELE
Filho de João Fernandes Almeida e Maria do Carmo Coimbra de Almeida, nasceu numa segunda-feira de 6 de fevereiro de 1922, no Divino Espírito Santo, distrito de São José do Calçado.
A lida na roça foi o retrato 3x4 de sua infância. Casou-se aos 21 anos com Maria Aparecida Silva Almeida (*28/07/1926, quarta-feira - +28/09/04, terça-feira, Hospital Estadual São José do Calçado), no dia 23 de novembro de 1943, em uma terça-feira. O enlace matrimonial que aconteceu na Igreja Matriz de São José do Calçado foi celebrado pelo Padre Afonso, de Apiacá (ES).
Com o casamento, em 1965, mudou-se para São José do Calçado. Dessa união matrimonial nasceu Matilde, Marlene; José Geraldo; João Nilo; Cecilia; Maria do Carmo; Sebastiao Coimbra de Almeida Júnior e Benedito.
Católico praticante educou seus filhos nas raízes da igreja católica. 'Tão' foi fiscal de obras da prefeitura municipal local entre 1970 a 1997. 
Tinha paixão por objetos antigos, peças decorativas únicas, mobílias antigas que muitos colecionadores pagariam fortunas para adquiriras. Em 2014, disse que sua maior relíquia era um relógio de parede fabricado em 1850, o qual adquiriu em 1956, na comunidade do Jaspe, em São José do Calçado.
- Na época custou 50 cruzeiros. Pertenceu ao pai de meu ex-colono, Sebastião Honório. Foi feito em 1850, em Nova Iorque, trazido para o Brasil de navio. Estava em Minas Gerais. Fico feliz que essa raridade tenha parado em minhas mãos. O relógio da marca Ansonia Clock Company sofreu uma restauração completa, em 2011, em São João de Viçosa, na região serrana do Estado. Um idoso chamado Angelim, de São João de Viçosa, levou mais de quinze dias para arrumar o maquinário e reforçar a madeira. Gastei R$ 3.500,00. Não o vendo por dinheiro algum. O amor que tenho por ele não tem preço -, disse Tão, em 2014.
Além do relógio, tinha uma cadeira de peroba (104 anos), dois terços (84 anos cada) e dois baús de 1945. Um dos terços pertenceu à sogra dele, que faleceu aos 96 anos, em 1990. E no dia em que ficou viúvo, pediu aos seus filhos que não deixassem que o terço fosse enterrado com o corpo da sua esposa. Já o outro terço, a cadeira de madeira e dois baús da Segunda Guerra Mundial, pertenceram ao pai dele, João Fernandes Almeida.
Em 2014, Sebastião pediu que depois que deixasse esse mundo, os filhos, netos e demais gerações guardassem as relíquias. Já nos dias de hoje, as relíquias estão guardadas em endereço não revelado, por uma questão de segurança. 

Blog Last Minute-News

Nenhum comentário:

Postar um comentário