Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2018

BOLSA-AUXÍLIO MORADIA E BOLSA-AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS FOI UM DOS 8 PROJETOS APRESENTADOS NA CÂMARA NA ULTIMA SESSÃO



Câmara de Bom Jesus do Itabapoana realiza primeira votação de oito projetos

A Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana votou na Sessão Ordinária de quinta-feira (01/03) sete projetos de lei (cinco de autoria do Legislativo e dois oriundos do Executivo) e um projeto de resolução. A sétima sessão do ano foi aberta pelo Presidente Léo Xambão (PTB), que passou a palavra ao 2º Secretário Maycon Chaves (DEM) para a leitura da Ata anterior. A mesma foi aprovada por unanimidade.
Na sequência, o 1º Secretário, vereador Zé Luiz (PT do B), iniciou o Expediente. Foram apresentados um projeto de lei (do Executivo) – bolsa-auxílio moradia e bolsa-auxílio alimentação aos participantes do programa Mais Médicos; solicitação do Plenário da Casa para reunião de várias secretarias municipais com empresários, sobre diversos assuntos de interesse comum; ofício da 19ª ROC do D.E.R. explicando dificuldades para executar serviços devido à crise do Estado do Rio; ofício do Sindserv (servidores municipais) pedindo o uso da Tribuna na discussão do PL nº 02/2018 do Executivo (parcelamento e reparcelamento da dívidas previdenciárias da prefeitura).
Foram lidos também 11 requerimentos solicitando serviços públicos variados, além de moções de congratulação e aplauso (equipe da hemodiálise do hospital São José do Avaí, dupla de futevôlei Flávio Boniolo e Vinícius Costa, pela conquista de vários torneios, senhora Elma Soares de Oliveira, pelos 36 anos de serviço na Casa e senhora Francisca Bousquet, pelo 100º aniversário) e de pesar (às famílias de Adauto Xavier do Couto, conhecido como Dadinho, e da menina Ana Letícia Costa, pelo falecimento) de autoria dos vereadores Raphael do Ralph (MDB), Sérgio Crizóstomo (PRTB), Waldeir Chrisóstomo (MDB), Maycon Chaves, Cherminho (DEM) e Washtinho (PMDB).
Logo em seguida, o Presidente passou às matérias que dependem da aprovação do Plenário, sendo todas aprovadas por unanimidade. Léo Xambão iniciou então a primeira votação dos PLs nºs 01 e 03/2018 do Executivo, do PR nº 01/2018 e dos PLs nºs 01, 03, 04, 05, 07 e 08/2018, do Legislativo. Todos foram aprovados pela totalidade dos presentes, com exceção do PL nº 05/2018, de autoria do vereador Fabrício Cadei (DEM).
O vereador Paulinho do Adílio (PDT) pediu a retirada da matéria, já que seu autor estava ausente (por motivo de saúde), pois ele acha mais conveniente discutir o projeto na presença de seu autor. O pedido foi deferido pela Mesa. Encerradas as votações, a palavra foi franqueada aos inscritos.
O primeiro a usar a Tribuna foi Cherminho. Ele disse que não costuma comentar seus requerimentos, mas queria reforçar alguns pedidos e agradecer ao secretário municipal de Obras por ter resolvido um vazamento de esgoto na parte alto do bairro Lia Márcia. O vereador também fez um apelo para que a Secretaria de Saúde providenciasse uma ambulância para a Barra de Pirapetinga, já que o veículo que traz os doentes hoje para a Sede não é apropriado.
Em seguida foi a vez de Raphael do Ralph. Ele participou do café comunitário na comunidade do Santa Rosa, junto com representantes do Executivo e do 29º BPM onde se discutiu a dificuldade do estado em investir na segurança pública. O vereador também se mostrou triste com a possível extinção da FAESP, que há 17 anos transporta alunos da cidade para as faculdades da região:
- Todos estão migrando para uma empresa de ônibus particular, já que os da fundação oferecem riscos aos estudantes, motoristas e aos demais veículos que estão na estrada, lamentou.
Por último, subiu à Tribuna o vereador Waldeir Chrisóstomo. Ele contou que solicitou ao Setrans formas de reduzir a velocidade de carros e motos em frente ao Detran e em algumas ruas do Lia Márcia, onde pedestres correm risco de atropelamento. Também citou pontos perigosos da RJ-186, no Córrego Seco, e pediu providências ao D.E.R. Finalizando, Waldeir solicitou ao SAAE a instalação de uma caixa d’água de 5 mil litros na comunidade Fizinho Colodino, pois há famílias andando até três quilômetros para conseguir água potável no Bom Jardim.
Não havendo mais inscritos, o Presidente Léo anunciou para a sessão do dia 5 de março (segunda-feira) a pauta de votações em segundo turno (PLs nºs 01 e 03/2018 do Executivo, do PR nº 01/2018 e dos PLs nºs 01, 03, 04, 07 e 08/2018, do Legislativo). Então ele agradeceu as presenças e deu por encerrada a sessão.
Asscom CMBJI
Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário