Páginas

sábado, 29 de setembro de 2018

FLORADA DOS IPÊS-AMARELOS PROPORCIONA ESPETÁCULO NO CENTRO DE CAMPOS

Árvores chamam atenção nas margens do canal Campos-Macaé, na avenida José Alves de Azevedo

O espetáculo proporcionado pela natureza todos os anos no mês de setembro com a florada dos ipês-amarelos nas margens do canal Campos-Macaé, na avenida José Alves de Azevedo, no Centro de Campos dos Goytacazes, está chamando a atenção das pessoas que passam pelo local.
"Passei pelo trecho mais cedo e fiquei encantado. Somente das espécies com flores amarelas, existem cerca de oito. São dezenas de exemplares pelos nossos parques e jardins, onde os espaços são mais amplos. Mas também temos outros tipos de ipê, como o roxo, o rosa e o branco. São todos muito bonitos e, como florescem por apenas uma semana, em média, as pessoas devem aproveitar, tirar fotos ou simplesmente apreciar", sugeriu o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald Macabu.
Ao todo, são mais de 100 espécies e, segundo os especialistas, o ipê é a árvore ornamental mais plantada no Brasil. As floradas dos amarelos e brancos podem ocorrer ao longo de agosto ou setembro, dependendo da região. Eles estão praticamente em todo o território nacional e também em países como El Salvador, Equador, Venezuela e Paraguai.
Para quem tem um olhar mais atento e gosta da natureza, a florada não passa despercebida.
"Passo aqui na ida pra escola e na volta e fico maravilhada com esse espetáculo. Demora um ano pra acontecer e são apenas poucos dias, mas é lindo", afirmou a estudante secundarista Cristina Mendes, de 17 anos.
“Esse não é meu caminho para o trabalho mas, por sorte, estou passando por aqui hoje. Essa visão é um presente de Deus! Fantástico!”, completou o comerciante Vinicius Gomes, 43.
Algumas espécies dos amarelos, como o ipê do brejo, são mais frondosas, embora tenham crescimento mais lento.
“Por isso precisamos ter o cuidado necessário na hora de escolher onde plantar, pois tem copas grandes e as raízes podem rachar as calçadas. Então, damos preferência aos locais mais abertos. Já o ‘ipê de mata de tabuleiro’ tem copa menos densa e menor porte, mas cresce mais rápido. No nosso município há várias espécies, principalmente na região do Parque Estadual do Desengano, no Imbé, e na mata da Serra do Itaoca”, acrescentou Carlos Ronald.
Ainda segundo o subsecretário, o ipê amarelo está entre as principais mudas produzidas pela secretaria, que tem priorizado as espécies da Mata Atlântica tanto para arborização urbana, como para projetos de reflorestamento. Além dos ipês, produz mudas de sapucaia (Lecythis pisonis), peroba de Campos (Paratecoma peroba), jacarandá (Jacaranda mimosifolia) e cedro (Cedrera fissilus), entre outras.
“Mas o ipê amarelo possui, indiscutivelmente, uma beleza exuberante”, conclui.

Por G1 — Campos dos Goytacazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário