Uma cena atípica foi registrada em Bom Jesus do Itabapoana. Populares pegaram bois mortos com a queda de um raio e os descarnaram (separaram a carne do osso e couro). Os populares munidos com facas, facões e machado aproveitaram o máximo possível da carne dos bois.
Doze bois foram mortos por um raio, que caiu durante uma tempestade em Bom Jesus do Itabapoana, numa propriedade próximo a Ponte do Odilon Diniz, na tarde desta segunda-feira (26). A descarga elétrica passou pela copa de uma árvore e atingiu os animais. O prejuízo estimado é de R$ 12 a 15 mil.
Atualizando: A carne foi autorizada para a distribuição, segundo informações ao Blog.
Atualizando: A carne foi autorizada para a distribuição, segundo informações ao Blog.
Carne não deve ser consumida
Em casos como este, quando o gado morre atingido por raios, a orientação dos orgãos de saúde é de queimar ou enterrar os animais. A carne não deve ser consumida. Com o animal morto, o sangue coagula, não sendo possível realizar o processo de sangria (retirada do sangue), necessário para garantir a qualidade da carne.
A ausência do procedimento de sangria torna a carne dura, escura, podendo estragar facilmente, já que o sangue serve como meio de cultivo para bactérias.
As condições para realizar o aproveitamento da carne muitas vezes não atendem às exigências higiênico-sanitárias, colocando em risco a saúde dos consumidores.
Outro fator preocupante é o desconhecimento da situação clínica dos animais mortos. Não tem como constatar se o animal estava saudável. Ele pode ser portador de doenças sem sintomas clínicos, como a tuberculose, por exemplo, podendo, portanto, ser transmitida para o ser humano pela carne contaminada.
Todo animal abatido para consumo deve obrigatoriamente passar por inspeção sanitária a fim de se verificar qualquer tipo de zoonose (doenças transmitidas dos animais para os homens).
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário