O Município de Bom Jesus do Norte passará a fazer parte do Consórcio Intermunicipal Público de Desenvolvimento Sustentável do Caparaó- Consócio Caparaó. A informação foi passada pelo Prefeito Marquinhos Messias que esteve reunido nesta segunda-feira(26/11), em Guaçui, com prefeitos de municípios que compõem o consórcio. A proposta de adesão já foi aprovada pela Câmara Municipal de Bom Jesus do Norte e deve ser aprovada ainda pelos municípios participantes. “ A participação de Bom Jesus do Norte no consórcio será importante para fortalecer ainda mais a união dos municípios em agendas de interesses comuns”, destaca Messias.
Outro assunto em pauta, foi a Concessão de Licenciamento Ambiental para empreendimentos de Baixo Impacto Ambiental que, a partir de janeiro de 2019, ficará sob responsabilidade dos municípios. Atualmente essas licenças são emitidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Devido ao alto custo para os municípios para manter profissionais para emissão dessas licenças, o consócio decidiu pela criação de uma equipe técnica que ficará responsável pela análise de pedidos de licenças nos municípios consorciados. O custo de manutenção dessa equipe será dividido entre os municípios beneficiados.
Além do prefeito de Bom Jesus do Norte Marquinhos Messias e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Moraes Thiebaut; estiveram no encontro a prefeita de Guaçuí, Vera Costa; o prefeito de Ibatiba, Luciano Salgado, o prefeito de São José do Calçado e José Carlos de Almeida. Também compareceram à reunião representantes dos municípios de Irupi, Divino de São Lourenço e Jerônimo Monteiro, e também do Consórcio Caparaó.
Ascom/PMBJN
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário