Páginas

domingo, 25 de novembro de 2018

PROJETO BOMBEIROS DO FUTURO É OPORTUNIDADE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE GUAÇUÍ



Foto/Martim Barbosa
Qual criança não quis colocar o capacete dos bombeiros e sair pelas ruas da cidade no caminhão para ajudar as pessoas? Este sonho fez parte de gerações e ainda faz. Haja vista as crianças que participam do projeto Bombeiros do futuro, que está em sua terceira turma, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo – 2ª Cia do 3º BBM em parceria com a polícia militar e prefeitura Municipal de Guaçuí, iniciado em meados de 2017.
O projeto, que tem duração de quatro meses e está em sua segunda oferta neste ano, oferece a 40 crianças das escolas CAIC e Eugenio de Souza Paixão, que tem entre 9 e 14 anos, recebem instrução três dias na semana, durante três horas. “Temos atividades dentro e fora do quartel, sempre relacionada às atividades dos bombeiros, como segurança e combate a princípio de incêndio, manuseio de extintores de incêndio, atividades físicas, tirolesa, educação ambiental, natação, educação comportamental, visitas técnicas, primeiros socorros e salvamento, palestras com a Policia Militar e Policia Militares Ambiental, entre outros”, conta o Tenente BM Guilherme Boechat, coordenador do projeto.
“Melhorei muito dentro de casa, na escola. Eu não tinha amigos e agora tenho. Aprendi a confiar neles. Eu quero ser bombeiro no futuro. Esta é a terceira oportunidade que eu tenho de participar do curso”, conta Natan da Silva Ramos (16), um dos participantes da turma que teve início em setembro e irá até 07 de dezembro.
Para Livia Mendonça (11), os conhecimentos aprendidos no programa vão possibilitar um futuro melhor. “O projeto é bem legal, aprendemos muitas coisas novas. A educação que nos é ensinada aqui é muito importante. Tudo o que nós aprendemos aqui vai nos ajudar muito no futuro”, diz.
O Tenente BM Guilherme Boechat, conta que para participar do projeto, basta procurar a Secretaria Municipal de Educação e fazer a inscrição das crianças. “Muitos querem vir ao quartel, andar na viatura, colocar a roupa de combate ao incêndio, tiram fotos e gostam muito”, explica. “Para participar do projeto, basta procurar a secretaria de educação e inscrever a criança. O objetivo é atingir as comunidades carentes, crianças em vulnerabilidade social, e passar um pouco da nossa disciplina, das nossas atividades, vislumbrando ser um cidadão digno”, conta o Bombeiro Militar.

Aqui Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário