Dos 37 mil soldados da Polícia Militar previstos em lei, o Estado do Rio de Janeiro apresenta 7.380. Ou seja, apenas um quinto do necessário
À espera de novos concursos PMERJ e da chamada de aprovados, a Polícia Militar do Rio de Janeiro trabalha com 30 mil soldados a menos que o estipulado em lei. A corporação deveria ter 37.541 profissionais na função, porém conta com somente 7.380.
Em contrapartida, o quantitativo de oficiais em cargos de alto escalão cresce, de modo a impactar as contas da PM. Há, por exemplo, 10 mil segundos-sargentos. O que representa 378% a mais que os 2 mil homens necessários para a patente, de acordo com a legislação.
A PMERJ conta, atualmente, com 41.024 efetivos, dos quais apenas 7 mil são soldados. Os números são de um levantamento feito pelo jornal O Globo, em setembro.
O pouco investimento na base da corporação, reflete de forma direta na Segurança das ruas. Para suprir a carência, a solução momentânea é colocar PMs de patentes superiores no patrulhamento.
O ex-secretário nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho, classifica como insensatez a distância entre os que compõem a base da Polícia Militar do Rio e os agentes no teto.
“Essa distribuição da PM do Rio está errada. Óbvio que tem impacto não apenas na falta de efetivos como também no próprio planejamento financeiro de gastos da corporação, devido à diferença de salários entre as categorias”, argumentou Silva Filho, em entrevista ao O Globo.
Para reverter a situação, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, promete desde o início de sua gestão o reforço nas equipes de Segurança Pública. Em setembro, ele anunciou que 8 mil soldados serão contratados até 2021.
Para abrir um novo concurso, no entanto, o governo precisa chamar os remanescentes da seleção de 2014. Diante disso, há um cronograma de chamadas previsto.
Segundo Witzel, até o final deste ano, 600 policiais militares terão concluído o curso de formação e serão distribuídos entre os batalhões do estado. Este ano, duas turmas já iniciaram o curso de formação.
Folha Dirigida/foto divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário