Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2020

BOM JESUS DO NORTE: SAFRA 2020 COM PREVISÃO DE BOA COLHEITA DE CAFÉ


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: 1 pessoa, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, planta e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, montanha, atividades ao ar livre e natureza
Foto/Ascom
A colheita do café já começou no estado do Espírito Santo com expetativa de boa produção, pelo menos para os agricultores do município de Bom Jesus do Norte, cidade situada ao sul do Estado, que iniciaram a colheita no final do mês de abril. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, este ano o município deve atingir a média de produtividade do estado que é 38,85 sacos por hectare plantado, representando um grande avanço se comparado com a produção nos anos anteriores. Dados da Secretaria Municipal de Agricultura indicam um crescimento gradativo na produtividade, a partir de 2017 quando foram implantadas políticas públicas de incentivo a produção.
Na safra de 2017 foram colhidas, 17 sacas/ hectare; na safra de 2018, foram 26 sacas e 2019 a produção deu um salto para 33 sacas/ hectare. Este ano, a expectativa da prefeitura é que alcance a media estadual ou até ultrapasse. Segundo o Prefeito Marquinhos Messias, o trabalho com a agricultura requer planejamento e oferta de estrutura para que o agricultor possa produzir, medida que, em sua avaliação, tem sido feito com muita intensidade pela secretaria municipal de agricultura.
O prefeito disse ainda que foi colocado em prática no inicio da sua gestão um plano de recuperação da agricultura contemplando a transformação das estradas, aquisição de tratores, preparação de solo, analise de solo, transporte de mudas e insumos, construção de terreiros para secagem do café, auxilio no transporte da produção até a área de secagem, doação de tratores, doação e instalação de galpão e secador de café entre outras medidas. “O que o agricultor sabe é produzir, porém precisa de condições para isso e a nossa gestão tem estado presente com êxito no volume produzido e na diversificação de culturas, com incentivo muito grande na agricultura familiar”, destacou o Prefeito, se referindo a outros projetos desenvolvidos, entre eles o incentivo da feira do produtor, que atende a cerca de 30 famílias; aquisição de produtos da agricultura familiar para serem servidos na merenda escolar entre outras medidas.
No final do ano passado mais 4 tratores passaram atender os produtores, três foram doados para os produtores e um fica a disposição da secretaria em atendimentos diversos, também aos produtores. No início de maio deste ano começou a ser concluída a instalação de um secador de café que irá agilizar o beneficiamento do produto, evitando perdas- Os tratores foram de emendas federais e o secador foi uma parceira com o governo do estado. Outra medida de apoio é a disponibilização de um trator com carreta que durante todo o período da safra fica a disposição para atender no transporte dos grãos, da lavoura até a área de secagem.
Ascom/PMBJN

Blog do Jailton da Penha-JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário