As aulas presenciais da rede estadual de educação do Espírito Santo serão retomadas nesta terça-feira (13).
O retorno foi anunciado pelo Governo do Estado no final de setembro. As prefeituras que quiserem também estão autorizadas a retomar o ensino presencial nas redes municipais a partir de terça. Na Grande Vitória, a maioria dos municípios optou por não retornar em.
As escolas da rede particular voltaram com as aulas presenciais na última semana.. O retorno nelas segue a mesma regra das redes municipais, a escola que não quiser voltar, pode seguir apenas com o ensino remoto.
As aulas presenciais estavam suspensas no estado desde meados de março por conta da pandemia do novo coronavírus.
As secretarias da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu), deram inicio ao inquérito sorológico escolar , que tem por objetivo estimar o percentual de estudantes e trabalhadores da área da educação infectados pelo coronavírus.
Os municípios selecionados que trazem a representação populacional capixaba são Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
A Sedu disponibilizou o “Guia da Família” para o retorno às aulas presenciais. No guia, publicado no site da secretaria e encaminhado às escolas, os pais e responsáveis pelos alunos são informados sobre este momento de retorno e os protocolos sanitários a serem seguidos.
O documento contém todas as informações de como será o retorno escalonado no modelo híbrido, os protocolos de sala de aula e refeitório, as funções da equipe gestora e o compromisso das famílias, como, por exemplo, observar se o aluno apresenta perfeito estado de saúde na semana em que participará da aula presencial.
A secretaria orienta no guia que caberá à família fazer a escolha em relação à presença ou não de seus filhos na unidade educacional. Seja na escola ou de forma remota, todos os estudantes continuarão tendo acesso aos mesmos conteúdos pedagógicos, assim como já vem sendo feito por meio do Programa EscoLAR.
O retorno das atividades presenciais nas escolas públicas estaduais acontecerá de forma gradual, em etapas e com revezamento, alternando momentos presenciais e não presenciais, e com um número menor de estudantes por turma/sala, considerando o distanciamento físico e as medidas de segurança.
O regime de revezamento consiste na alternância semanal, em que cada turma será dividida em 50% de estudantes em estudos presenciais e 50% em estudos não presenciais, por meio das atividades pedagógicas não presenciais e dos recursos disponibilizados pelo Programa EscoLAR.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário