A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos informa que o Lago José Neves (Laguinho) vem apresentando uma coloração escurecida há vários dias e a partir do dia 11 de outubro de 2020 os peixes começaram a morrer. Para o salvamento dos demais peixes, foi realizada uma ação conjunta do Instituto Federal Fluminense – IFF e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos – SMMAARH, no dia 12 de outubro de 2020. Assim, a secretaria municipal se reuniu no local da ocorrência com a coordenadora de produção de campo do IFF, a técnica em agropecuária Josilene Vargas Xavier e o responsável pelo laboratório de piscicultura do IFF, Alcênio Lamão Nazarino, técnico em piscicultura, para traçar estratégias que viessem mitigar a situação.
O IFF iniciou a coleta dos animais mortos e instalou uma bomba jogando água do Rio Itabapoana para o Lago. Decidiu-se que não seria interessante a retirada dos peixes vivos para outro local, pois a entrada de pessoas com rede no lago poderia piorar a situação da água e aumentar a mortandade.
Foi concluído que a água que estava sendo bombeada não era suficiente para aerar o lago, necessitando de uma operação mais eficiente e urgente.
Dessa forma, o Secretário Evaldo, entrou em contato com o Sr. Adilson Araújo, Proprietário da Piscicultura Araújo, localizada na Usina Santa Maria – BJI/RJ, o qual disponibilizou dois aeradores que foram instalados no lago, o que momentaneamente, amenizou a situação.
AÇÕES E ESCLARECIMENTOS
Segundo os técnicos do IFF, o Lago José Neves, não recebe águas vindas da direção do Bairro Jorge Assis de Oliveira. Pelo contrário, a saída do excesso de água ocorre nesta direção.
A possibilidade mais aceita para explicar o ocorrido é que a argila, que muda a coloração da água, provavelmente tenha vindo do entorno do lago, onde desembocam três manilhas de águas pluviais. A equipe técnica avaliou e sugeriu a possibilidade da retirada dessas três entradas de água do lago.
Foram coletadas amostras de água de diversos pontos do lago, que serão analisadas no IFF e no INEA para dirimir quaisquer dúvidas sobre o acontecimento. Tais análises são realizadas para saber se houve somente a falta de oxigenação da água ou se houve algum tipo de contaminação por produtos químicos ou proliferação de algas no lago.
A SMMAARH solicitou a presença do INEA, que se prontificou a avaliar urgentemente a situação do Lago e fará a coleta da água para análise.
Ascom PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário