Água está mais clara na orla de Guarapari e tem encantado os turistas. Especialistas afirmam que tonalidade se deve ao sol forte e ao vento
A água mais clara presente nas praias de Guarapari nos últimos dias tem chamado a atenção de moradores e turistas, que comparam a tonalidade da água com o mar do Caribe.
Os especialistas dizem que uma das explicações para a mudança na cor da água é, além do sol forte, os ventos que sopram com baixa intensidade em alto-mar, permitindo que o mar fique menos mexido, resultando numa água mais clara.
A carioca Marly Maciel, 45 anos, o filho Pedro, 6, e a sobrinha Manoela, 7, ficaram encantados com a tonalidade da água da Praia dos Padres, na região sul da cidade.
“A gente sempre frequenta outras praias, e hoje (quinta-feira, dia 7) viemos conhecer esse paraíso. Estamos encantadas com a cor da água. Parece mesmo o Caribe brasileiro”, disse Marly.
O professor e pesquisador do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Agnaldo Martins, esclarece que a coloração da água pode ser influenciada por partículas como areia, lama e qualquer material que se misture com a água, deixando-a mais escura.
“Tem relação com a intensidade do vento, a ondulação que chega de alto-mar, que não tem a ver com o vento local e, sim, o vento que sopra mais distante, e a quantidade de água de rio que deságua no mar, que depende da chuva”, disse o professor.
Esses fatores influenciam para ter muito material em suspensão, segundo ele.
Assim, quanto mais chove, mais água de rio é lançada ao mar, escurecendo a água.
Porém, uma análise realizada pelo oceanógrafo em Guarapari determina que os fatores que costumam escurecer a água não estão acontecendo na cidade.
“Nesse período mais recente, não teve uma intensidade de vento muito grande. A ondulação que entrou, que foi o principal fator, foi muito fraca, e não teve período de chuvas tão intensas que fizessem com que a água de rio chegasse ao mar”, relata o especialista.
Em alguns verões, de acordo com Agnaldo Martins, isso coincide de acontecer, mas ocorre em outras épocas.
“Como tem mais pessoas nas praias, os banhistas notam de maneira mais intensa”, completou.
“Não estamos acostumados”
Os capixabas Cristina Rasseli Caus, 33, e o marido Antônio Caus, 36, são de Vitória e, ao chegarem em Guarapari, ficaram encantados com a tonalidade da água na Praia das Virtudes, onde eles frequentaram na quinta-feira (7).
“Está parecendo o Caribe mesmo. Não estamos acostumados a ver essa tonalidade da água no Espírito Santo. Nesses últimos dias, algumas praias têm ficado diferentes, com essa água mais clara”, disse Antônio.
Chamou a atenção
Nas Três Praias, a tonalidade da água chamou a atenção de uma família de Belo Horizonte (MG). A comerciante Rejane Daniela, 41, o empresário Marcos Eduardo Bonifácio, 43, e os filhos Marcos, 8, e Davi, 6, passaram o dia todo curtindo a praia.
“Conhecemos a maioria das praias de Guarapari, e aqui sempre nos encanta. Reparamos que, nos últimos dias, a água está mais clara. É lindo demais. Hoje (quinta-feira, dia 7), inclusive, estou comemorando o meu aniversário aqui”, disse a comerciante.
Tribuna Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário