Páginas

domingo, 28 de agosto de 2022

DA APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BOM JESUS DO ITABAPOANA - À TODA A COMUNIDADE

Bom Jesus do Itabapoana, 28 de Agosto de 2022.
Da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bom Jesus do Itabapoana
À toda a comunidade.
Iniciamos no dia 21 de agosto do corrente ano a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que hoje se encerra.
Neste ano, a Semana trouxe como tema “Superar barreiras para garantir inclusão.”
A inspiração é um dos principais sentimentos capazes de mover o mundo, pois propicia ao ser humano buscar o seu melhor diariamente; mas sozinha, não é capaz de vencer os vários obstáculos existentes e, consequentemente, promover a verdadeira transformação.
O tema deste ano tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistência e encontram diversas barreiras que impedem sua efetiva participação na vida social e comunitária.
Nós, da APAE Bom Jesus, queremos que a comunidade se identifique com esta causa, que se envolva com ela, que articule as mudanças necessárias para que todos, pessoas com deficiência ou não, possam interagir e conviver em plenitude.
Quais são as suas barreiras?
Quais são as barreiras que impedem você de reconhecer a pessoa com deficiência como pessoa? De reconhecer seu potencial e sua capacidade de atuar na sociedade?
Quantas vezes você agiu com preconceito?
Quantas vezes se omitiu? Fez-se indiferente por não se importar com a outra pessoa.
Muitas das nossas posturas afetivas e sociais carregam a história da exclusão da pessoa com deficiência, mantendo restritas as suas possibilidades de desenvolvimento pessoal e social. Convidamos a todos que lancem um olhar cuidadoso para si a fim de que a transformação individual alcance mudanças no coletivo. Somente com a disposição de toda a sociedade em considerar as necessidades das pessoas com deficiência, viveremos em um país inclusivo.
Divulgação

Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário