Ocorreu, hoje, Dia do Professor, às 10h, na praça Amália Teixeira Chalhoub, no centro da cidade, a homenagem a uma das principais educadoras de Bom Jesus do Itabapoana, que instituiu a Escola Bom Jesus, na década de 1920, no sobrado que ladeia a simpática praça que leva seu nome. Amália lecionou para os ex-governadores Roberto e Badger Silveira.
A abertura do evento coube a Gino Martins Borges Bastos, do jornal O Norte Fluminense, que salientou que, há 8 anos, reformou o prédio anexo ao sobrado da Escola Bom Jesus, que apresentava sinais de deterioração. No prédio restaurado, residiu o casal Amália Teixeira Chalhoub e o libanês Elias Melhim Chalhoub.
O filho de Amália e Elias, Dr Reginaldo Teixeira Chalhoub, discorreu emocionado sobre a saudosa mãe e a praça, e foi homenageado, com uma placa, pelo Prefeito Municipal, Paulo Sérgio Cyrillo, e pelo Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, José Geraldo. A Secretária de Educação e Esporte, Ivana Gomes dos Santos e o Prefeito Municipal, por sua vez, homenagearam Amália, "in memorian".
Regina Moreira também fez uso da palavra, salientando, entre vários temas, a importância das praças para a memória afetiva dos cidadãos.
O grupo musical da Escola de Música JEMAJ, composto por Anísia Maria Pimentel, Daniel Galdino e Herbert Cock, abrilhantou o evento.
Bom Jesus cumpre com o seu dever de resgatar a memória de sua rica história e de celebrar seus heróis!
O Norte Fluminense
Parabéns pelo lindo evento. Homenagem mais que merecida
ResponderExcluir