Uma carreta carregada com galões de 20 litros de agrotóxico tombou, na noite desta segunda-feira (1º), no leito do Rio Itabapoana, próximo a Mimoso do Sul, no Espírito Santo. Apesar de não ter tido feridos, a possibilidade do produto químico ter atingido as águas do rio preocupa a população. De acordo com a Polícia Militar, o agrotóxico da carga era roundup, um herbicida usado para matar ervas daninhas altamente tóxico se ingerido por humanos e animais.
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana emitiu nota onde diz que fará contato com os órgãos de Estado para tomar ciência sobre os fatos, que está acompanhando o desdobramento do caso e orienta a população sobre o derramamento.
Confira a nota publicada nas redes sociais: "De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, até o momento, a prefeitura não foi notificada por nenhum órgão sobre o ocorrido. Apesar disso, ela mantém contato com representantes estaduais e do município capixaba para atualizar sobre as consequências do acidente e, assim, se necessário, direcionar os esforços."
Também em nota, a Defesa Civil do Município diz: "Evite contato com a água do Rio Itabapoana, até que haja a confirmação das autoridades ambientais do Estado do Rio de Janeiro de que não houve contaminação no referido rio em decorrência do acidente ocorrido no Estado do Espírito Santo..."
O telefone do Canal Verde (22) 99843-8072 está disponível para a população.
Campos 24 Horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário