Carlos Burle, surfista brasileiro, Campeão Mundial em Ondas Gigantes, conheceu, no último feriado, acompanhado da esposa Lígia Moura, o rio Itabapoana a partir de Calheiros, Bom Jesus do Itabapoana, a convite da empresa JoCa Aventuras, sediada no distrito bonjesuense.
O casal viveu a experiência de navegar nas corredeiras do rio Itabapoana praticando o rafting com seus amigos Marco Antônio Gregório e Mariana Gregório no dia 13/10. O surfista e esposa passaram os dias em Calheiros desfrutando da área de camping na Base JoCa Aventuras.
Carlos Burle é um conhecido surfista brasileiro. Nascido em Pernambuco, em 1967, e radicado no Rio de Janeiro, tem uma relação íntima e visceral com a água, quando, ainda adolescente, descobriu a vocação para o esporte. Contribuiu para a profissionalização do surfe e a criação de novas modalidades, como o tow in, em que o surfista é rebocado por um jet ski para descer ondas grandes, ultrapassando os limites da remada.
Durante sua carreira, realizou façanhas incríveis em cima da prancha, como quando pegou uma onda de 22,6 metros em Mavericks, na Califórnia, o que lhe rendeu o recorde mundial segundo o Guinness, ou quando encarou uma montanha de água de aproximadamente 100 pés, o equivalente a 30 metros, em Nazaré, Portugal. Aos 50 anos, aposentou-se das competições e lançou pela Sextante sua autobiografia com o título "Carlos Burle: profissão surfista", contando toda a sua trajetória de vida, obstáculos, desafios e conquistas.
A JoCa Aventuras, ao se fixar em Calheiros, passou a transformar a realidade local e do município, fazendo de Bom Jesus do Itabapoana uma referência no cenário nacional do turismo de aventura. Estima-se que o crescimento do turismo de aventura a partir de 1998 tenha sido de 20% ao ano, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) e da Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES), segundo a wikipedia.
O Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário