Ela não perde um Natal. Sua presença imponente, iluminada e com cores capazes de hipnotizar seus admiradores, a árvore de Natal, um dos principais símbolos natalinos ao redor do mundo, é uma tradição quase obrigatória nas casas, edifícios, praças e igrejas.
Da mais simples à mais luxuosa, uma árvore montada e enfeitada pode até mudar conforme a cultura ou período histórico, mas nas festas de fim de ano ela está lá. Alguns, mais apaixonados e ansiosos para erguê-la, começam a decorá-la um mês antes, tamanho o significado que ela ganhou em suas vidas.
Seu Vitor Santiago Lacerda, 62 anos, é uma dessas pessoas. Diácono de uma paróquia em Mimoso do Sul, ele conta que esperou 10 anos até conseguir realizar o sonho de montar uma árvore de Natal em frente à igreja. Sim, enquanto muitos sonham com presentes e mesa farta, tudo o que ele desejava era ver uma árvore de natal cheia de luz, mostrando vida para quem passasse na rua.
E não é que ele conseguiu! Uma árvore linda de 6 metros de altura foi levantada exatamente em frente à paróquia que ele cuida. Com direito a pisca a pisca, anjo, estrela e uma haste firme para sustentar o sonho que virou realidade. Para Vitor, o significado da árvore natalina é divino.
“A árvore de Natal e um sinal da bela chegada do menino Jesus, um sinal de alegria, de paz e de esperança. Quando olho para ela sinto muitas alegrias, mas não sou eu apenas que fico feliz, muitas outras pessoas se sentem felizes em poder tirar fotos com a família ao lado da árvore, e isso me deixa realmente realizado”, ele conta.
O diácono Vitor mora na própria paróquia com sua esposa Maria de Fátima e afirma que cerca de 1.000 pessoas frequentam as missas aos domingos. Ele faz questão de dizer que recebeu ajuda e parceria de amigos e de pessoas de várias religiões para erguer a árvore iluminada. Cada um contribuiu de um jeito diferente porque o sonho do seu Vitor se tornou o sonho de toda a comunidade.
Um pouquinho de história
Antes da árvore de Natal ser o que é hoje, eram apenas ramos verdes que, com o tempo, evoluiram para árvores simples. Sua beleza e significado despertou nas pessoas o desejo por adornar o símbolo natalino até que, em 1.730, surgiram as primeiras árvores decoradas.
Seus primeiros enfeites eram nozes, rosas de papel, maçãs e até bolachas. Depois, as árvores passaram a ter enfeites como luzes, anjos, bolas, sinos e estrelas.
Ter uma árvore decorada e iluminada no fim do ano, é considerada por muitos como uma forma de trazer luz para dentro dos lares, desejar prosperidade e promover a união das pessoas.
O que pouca gente sabe é que são consideradas artigo de luxo por quem não tem condições de montar nem mesmo uma pequena árvore.
Mas o exemplo do diácono Vitor prova que com solidariedade é possível realizar sonhos. Afinal essa é uma época propícia para sensibilizar corações em torno do nascimento de Jesus que traz paz na terra aos homens de boa vontade (Lucas 2:14).
Nenhum comentário:
Postar um comentário