Páginas

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

ITAPERUNA ESTÁ EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DESASTRE NÍVEL 2, PREVENDO MAIS CHUVAS

A Prefeitura de Itaperuna decretou Situação de Emergência Desastre Nível 2 e cria Gabinete de Gerenciamento de Crise após as chuvas intensas da última terça-feira (26). A medida do prefeito Alfredão é para fortalecer a resposta do governo diante dos impactos das chuvas de verão, que, como indica a meteorologia, podem ocorrer acima da média. No incidente de quarta-feira, de muita chuva e vento, choveu no município 42 mm/h. O município está em alerta para mais um vendaval neste sábado (30).
A secretaria municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil de Itaperuna também está alertando a população sobre o período de chuvas de verão (dezembro a março). Diante da possibilidade de ruas alagadas, enchentes, rajadas de vento e deslizamentos de terra, a orientação é que o morador que reside em área de risco fique atento ao clima e busque um lugar seguro para ficar quando necessário.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os próximos três meses (janeiro, fevereiro e março), na região Sudeste, indica condições favoráveis para chuva acima da climatologia, principalmente em Minas Gerais, onde a chuva pode ser mais frequente, o que prejudica potencialmente as cidades do Noroeste do estado do Rio de Janeiro, por onde passa o rio Muriaé.
A Secretaria Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil de Itaperuna alerta para o risco de mais um vendaval no município previsto para este sábado (30), com início às 12h e fim às 20h, com velocidade do vento entre 60km/h e 100kh/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações, segundo o Instituto Nacional de Metereologia.
A equipe da Defesa Civil se mantém de prontidão na sede da Secretaria das 8h às 18h e, após, de sobreaviso, atendendo 24 horas por dia pelo telefone (22)3824-6334. O morador também pode se cadastrar através do SMS pelo número 40199, colocando o cep da cidade. Dessa forma, receberá alertas climáticos da Defesa Civil Estadual.

Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário