Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2024

ABRIL AZUL - POR: PSICÓLOGA THAÍSA J. DELATORRE

Dia 02 de Abril, é comemorado o dia Mundial da Conscientização do Autismo. Neste dia, definido pela ONU em 2007, tem-se o objetivo de lutar pelos direitos dos autistas e levar mais informação a população, assim gerando mais reconhecimento, conscientização, acolhimento e respeito às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação e na interação social em vários contextos, e também por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividades. Os sintomas causam prejuízo significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Por ser um transtorno do neurodesenvolvimento, alguns sinais de alerta podem ser percebidos logo no primeiro ano de vida, como: o bebê não interagir (não olhar, não sorrir) com os familiares, não acompanhar objetos/pessoas com o olhar, não despertar atenção com sons altos, não olhar quando é chamado, etc. Esses sinais não significam que a criança apresente o transtorno, mas sim que os pais/responsáveis precisam realizar uma investigação com os médicos.
Quanto antes o diagnóstico for realizado, melhor resultado a criança terá com as terapias, pois quanto mais nova for a criança, mais fácil será o aprendizado de uma nova habilidade ou comportamento.
PSICÓLOGA THAÍSA J. DELATORRE
CRP 05/67836 
(22) 99761-5248
Divulgação

Redação News BJI

Nenhum comentário:

Postar um comentário