Páginas

domingo, 13 de abril de 2025

ESVAZIAMENTO DA ÁREA CENTRAL DE CAMPOS IMPÕE MEDO

O Centro de Campos, antes movimentado com seus casarões históricos, comércio vibrante e ruas cheias de vida, hoje vive uma realidade bem diferente. A descentralização da cidade tem contribuído para o esvaziamento da região central, que sempre foi o coração bancário, comercial e cultural do município. Com isso, a sensação de insegurança tem aumentado, especialmente durante o período noturno, quando as ruas ficam praticamente desertas.
Eduardo Jamil Musa, proprietário de tradicional loja de roupas intimas, relembrou com nostalgia os momentos em que as ruas viviam lotadas. Contudo, hoje, o que se tem é medo. “Tivemos que alterar nosso horário de funcionamento. Antes, ficávamos abertos até as 19h, hoje, no máximo, até as 17h30. Além de ter que contratar um segurança noturno por conta do medo de termos a loja invadida”, afirmou Eduardo.
Muitos lojistas estão sofrendo com os crimes noturnos, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Maurício Cabral. "Isso impacta diretamente na economia local, reduz a atratividade da região para novos investimentos e compromete a rotina de quem depende do Centro para trabalhar ou empreender", explicou Cabral.
O clima de insegurança é tanta que o morador Joelson Pereira, há 25 anos na região, evita realizar seus afazeres depois que sol se põe por conta do medo de um assalto ou até situação pior. “Eu não saio mesmo. Deixo até de levar uma vida social mais estável, podendo sair no final de semana. Vou ao supermercado, entro para casa, tranco meu portão e fico isolado.”, lamentou Joelson.
"Enquanto ACIC, defendemos a ampliação do patrulhamento noturno, a presença efetiva da guarda municipal e a implementação de políticas de segurança urbana que incluam iluminação pública eficiente, videomonitoramento e ações integradas com as forças policiais. Segurança é um direito do cidadão e um fator fundamental para a retomada do crescimento do comércio local", cobrou o presidente Maurício Cabral.
Em nota o 8º Batalhão de Polícia Militar, de Campos, informou que são realizadas patrulhas ostensivas e preventivas em todo o município de Campos dos Goytacazes. Além da utilização do Grupamento de Motopatrulhas que aumenta o radar ação da PM. Já a Guarda Civil Municipal, em nota, mantém os agentes em pontos estratégicos por toda a região central.

Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário