A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana promoveu, nesta quinta-feira (13/08), a solenidade de abertura oficial da Festa de Agosto 2015. O evento aconteceu na Praça Governador Portela e reuniu autoridades civis, militares e religiosas, além da comunidade.
A abertura começou com um desfile cívico-militar, que saiu da Avenida Padre Mello, e chegou à praça. Participaram os atiradores do Tiro de Guerra (TG 01-001), com tropa e um conjunto de cavalaria, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar com viaturas, a Lira Operária Bonjesuense, o Lions Club e o Rotary Club e o Centro Educacional Santa Rita de Cássia.
Após o desfile, foi a vez do hasteamento das bandeiras do Brasil – Prefeita Branca Motta –, do Estado do Rio de Janeiro – presidente da Câmara, Luciano Nunes – e de Bom Jesus – Padre Vicente, com execução do Hino Nacional e da Marcha a Bom Jesus pela Lira.
Em seguida, o pároco da Matriz falou da figura marcante do Padre Mello e conclamou a todos para rezar um Pai Nosso. Marcos Seródio – filho do médico e humanista José Seródio – abriu os discursos dizendo que a verdadeira festa acontece no coração de cada bonjesuense. Ele lembrou que o Padre Mello, já internado em Campos, escreveu à senhora Chiquita Menezes pedindo que sua doença não tirasse o brilho da Festa de Agosto.
Após os agradecimentos do presidente do Legislativo, a Prefeita Branca assumiu o microfone e começou saudando todos aqueles que construíram Bom Jesus. Ela ressaltou o caráter e a fidelidade do Governador Roberto Silveira à sua terra natal. Falou também que a sociedade deve se unir para que a cidade se desenvolva:
- Cada um faz seu papel, paga seus impostos e a Prefeitura tem a obrigação de usar o dinheiro público da melhor forma. Essa semana o Tribunal de Contas aprovou as contas do município. Vamos inaugurar a Clínica da Família nas próximas semanas e o quartel dos Bombeiros funcionará ainda esse ano, comemorou.
Na sequência, autoridades e familiares depositaram flores nos bustos do governador Roberto Silveira e do doutor José Seródio. Passando por um pelotão de honra do TG, o grupo também colocou uma coroa no busto do Padre Mello, em frente à igreja Matriz. Depois todos se encaminharam ao palco para a parte cultural do evento.
A diretora de Cultura do município, Martha Salim, declamou uma poesia escrita em 1964 por Athos Fernandes. O grupo Amantes da Arte apresentou várias músicas, inclusive composições próprias exaltando as belezas do município. Encerrando, alunas do colégio Santa Rita apresentaram dois números de dança.
Ascom PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário