O Diário teve acesso a dois vídeos (confira ao final da matéria) que mostram os momentos de terror vividos pelos tripulantes da embarcação Skandi Stolmen, que incendiou na noite da última quarta-feira (19). À época, a Petrobras havia informado ao Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), que dos 16 tripulantes, apenas um teria se jogado ao mar. Mas as imagens mostram pelo menos 10 homens na água, agarrados a um inflável.
Os vídeos foram encaminhados pela equipe de reportagem ao Sindipetro-NF, que ficou de analisar as imagens e dar um posicionamento ainda hoje sobre a questão. Através de nota, a assessoria de imprensa da DOF Brasil informou que “as investigações sobre o incidente a bordo do Skandi Stolmen estão sendo conduzidas devidamente e dentro do prazo. Todos os tripulantes já estão em terra desde a semana passada, seguros e sem ferimentos”.
O primeiro vídeo mostra a dificuldade dos tripulantes para se agarrarem ao inflável devido ao mar revolto. Em dado momento, a água passa por dentro da embarcação e quase derruba dois dos tripulantes que ainda estavam a bordo. Um homem, provavelmente o que estava gravando o acidente, gritou quando os colegas foram surpreendidos pela água e se desequilibraram.
Acidente — O incêndio teria iniciado na praça de máquinas, próximo à PGP-1. O navio Skandi Stol dá suporte a atividades de plataformas e é operado pela Norskan Offshore Ltda, do grupo DOF Brasil. À época do acidente a empresa informou que não houve danos ao meio ambiente. As autoridades competentes foram devidamente comunicadas e as causas do incidente estão sob investigação.
O Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário