Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

PREFEITURA DE BOM JESUS VAI COMEÇAR MUTIRÃO DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI


A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana começa na próxima quarta-feira (09/12) um mutirão de combate ao Aedes aegypti em todos os bairros e distritos do município. O objetivo é combater o mosquito, que pode transmitir dengue, febre chikungunya e zika vírus.
O trabalho começará às 8 horas no bairro Santa Terezinha e vai envolver cerca de 30 pessoas. Agentes comunitários de Saúde, de combate a endemias, todas as equipes da Vigilância Ambiental e Epidemiológica, funcionários da Secretaria de Obras e o DER-RJ (que vai ceder veículos) farão uma varredura em residências, terrenos baldios e empresas em busca de possíveis focos do mosquito. A Secretaria de Saúde pede a compreensão da sociedade para que facilite o acesso dos agentes às propriedades:
- Quanto mais limpo estiver seu quintal, menos tempo nossos agentes levam para verificar. Não custa nada perder dez minutos para atendê-los e colaborar para a saúde de toda a comunidade, recomenda o secretário de Saúde, Sávio Saboia.
Além das famílias e empresários, a Prefeitura quer contar com o apoio de clubes de serviço, igrejas e associações de moradores. Todas estas instituições receberão ofícios solicitando apoio. O trabalho de voluntários também é bem-vindo e aqueles que desejarem participar do mutirão pode procurar a Vigilância Ambiental (3831-4263) ou a Secretaria de Saúde.
Nunca é demais lembrar que, se não for tratada a tempo, qualquer uma das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti pode matar. Elas têm sintomas parecidos, como febre, dores pelo corpo e vermelhidão na pele, mas cada uma tem suas características. O zika vírus, por exemplo, pode causar a microcefalia em fetos humanos. Por isso, é fundamental procurar um médico logo após os primeiros sintomas:
- Estamos preparados para acolher e tratar as pessoas doentes, mas é muito melhor e mais rápido combater o mosquito. Esse mutirão envolve toda a sociedade, pois apenas um foco pode espalhar as doenças num bairro inteiro. O momento é de conscientização, finalizou a Prefeita Branca Motta.

Ascom
Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário