Roberto Coelho/Foto:Facebook.
O Blog do Jailton da Penha recebeu nesta sexta-feira (19/2) de Roberto Coelho a seguinte mensagem:
“Olá Jailton. Acompanho a vida aí em Bom Jesus do Norte e Bom Jesus do Itabapoana pela internet, de forma que sou leitor assíduo seu e de outros sites.
Saí de Bom Jesus por conta de um concurso desde 2013, entretanto, o amor pela terra é grande e quero sempre ver esse povo bem.
Não pude não me sentir incomodado com a sua publicação sobre seu colega de trabalho Léo Carlos. Sei que é algo que já passou, mas que pode vir a afligir outros bom-jesuenses, então, escrevo o que segue.
No segundo parágrafo do texto ele afirma que "O procedimento não poderia ser feito pelo SUS, que não cobre esse tipo de intervenção segundo informações"
Para nossa maior indignação Jailton, os dois primeiros incisos do art 7. da Lei 8.080 (Lei do SUS) nos dizem o contrário. Veja:
"I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;
II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;" Como o mesmo artigo aponta ainda para a "VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;" (que sejam corretas) e para a "VIII - participação da comunidade" senti-me na necessidade deste contato para que a informação chegue à comunidade e esta possa ter uma efetiva luta por direitos.
Infelizmente, aquilo que se traduz em Lei, não é necessariamente aquilo que se traduz em direito. Assim fosse, com a constituição que temos, a cidadania não se resumiria àqueles fidalgos. Seria ela (cidadania) estendida aos trabalhadores, mesmo os mais vulnerabilizados pela carência de recursos materiais e frágeis culturalmente.
Como o nosso SUS é de gestão descentralizada, quer dizer, cada município faz sua gestão, o que deve ter ocorrido é que talvez o procedimento pretendido não seja realizado no município, como tantos outros procedimentos possivelmente não são. O que não significa que não haja responsabilidade da política pública em atendê-lo.
Desculpe-me ter estendido tanto. Sempre acreditei e ainda acredito na responsabilidade do seu trabalho e no importante papel que a imprensa representa politicamente em uma comunidade, formando e informando, ajudando-nos a pensar e a construir nossa luta por direitos. Isso motivou minha mensagem, além de meu desejo de uma boa Recuperação para o Léo e de maior participação de toda a comunidade na vida política para além da eleição.
Por fim, solicito apenas, se assim entender, que divulgue ao povo a Lei 8.080 para conhecimento. Aproveite para divulgar também a Lei do Sistema Único de Assistência Social, menos conhecida ainda.
Abraço fraterno
Roberto”.
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário