A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana superou a marca de 11 mil visitas a domicílios do município. Os técnicos atingiram este número vistoriando possíveis criadouros do Aedes aeqypti,em apenas 30 dias.
Além da busca a larvas e ovos do mosquito, eles orientam os moradores sobre as melhores formas de combater o transmissor de dengue, zika vírus e febre chikungunya. O resultado deste trabalho já começou a aparecer: em 50 dias os casos suspeitos caíram 50%.
- Os agentes comunitários de Saúde e os de Endemias têm muitos méritos, além de toda a equipe da Secretaria de Saúde. Quanto menor a quantidade de focos menor é o risco de moradores serem infectados, afirmou o secretário Sávio Saboia.
Sávio informa também que o combate não terá tréguas e, além do trabalho nas ruas, o apoio de entidades da sociedade civil e o apoio de emissora de rádio, blogs e revistas tem sido fundamental.
Nunca é demais lembrar que apenas dez minutos por semana são suficientes para identificar e eliminar criadouros. A Prefeitura de Bom Jesus chama a atenção da comunidade para que não deixe caixas d'água ou recipientes destampados a céu aberto, não jogue lixo nos quintais, terrenos baldios ou córregos e valões, limpe as calhas e as lajes onde a água da chuva pode se acumular. As denúncias de criadouros podem ser feitas pelo telefone (22) 3833-9675 ou pelo e-mail para dengue@bomjesus.rj.gov.br.
Ascom
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário