Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

ALERTA DE PANCADAS DE CHUVA DE FORTE INTENSIDADE INCLUI ABC CAPIXABA

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um alerta de pancadas de chuva de forte intensidade em Apiacá, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Mimoso do Sul e São José do Calçado
A Defesa Civil Estadual divulgou informações sobre a situação dos municípios afetados pelas chuvas nas últimas 24 horas. O Sul do Espírito Santo é o mais atingido pelo mau tempo. Ruas estão alagadas, há quedas de barreiras e distritos isolados. 
Em todo Estado, pelo menos 28 famílias estão desalojadas, a maioria em Mimoso do Sul, após um deslizamento de terra na madrugada de quarta-feira (14). 
Já em Piúma, devido à alta vazão do rio oriundo de Iconha, foi necessário abrir um desvio no rio. (Veja abaixo atualização dos prejuízos nas cidades). 
Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, os maiores acumulados de chuva em milímetros nas últimas 24 horas foram em: Castelo (122,17), Alegre (120,45), Cachoeiro de Itapemirim (102,06), Guarapari (99,25), Conceição do Castelo (83,8), Mimoso do Sul (79,6), Alfredo Chaves (72,8), Alegre (54,51), Guaçuí (38,17), Laranja da Terra (29,9), Santa Maria De Jetibá (22,68), Afonso Cláudio (21,1), São José do Calçado (20,4). Demais municípios tiveram acumulado inferior a 20 mm nas últimas 24h. (Fonte: Pluviômetros CEMADEN).
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um alerta de pancadas de chuva de forte intensidade em Apiacá, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Mimoso do Sul e São José do Calçado.
Registro de ocorrência nas últimas 24 horas
Baixo Guandu
Duas famílias estão desalojadas, há várias casas destelhadas e distritos do interior estão sem acesso. Uma pessoa ficou ferida em um desabamento na Rua Pedro Álvares Cabral. 
Alegre
Na chegada de Alegre, km 2, caiu uma barreira e interditou parcialmente a BR 482. Na saída da cidade para Guaçuí também caiu árvores interditando a BR. Na Vila do Sul metade de uma casa desabou e mais três estão sobre riscos de desabamento.
Na ES 387, que liga Alegre ao distrito do Café, a estrada está interditada por causa de alagamento. Há relato de um desabamento, mas sem maiores informações. O risco de inundação continua alto.
Rio Novo do Sul
Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da cidade, uma enxurrada atingiu o município obstruindo várias vias e acesso à Região Serrana e ao interior. Além disso, a BR 101 encontra-se interditada entre os km 384 e 390, devido ao deslizamentos de terra.
Conceição do Castelo
Inundação devido ao aumento do nível do rio, causando o alagamento de várias ruas.
Iconha
Fortes chuvas atingiram o município e causou o alagamento de diversas ruas. O rio encontra-se próximo ao nível da ponte e algumas lojas foram invadidas. O trânsito ficou retido na cidade, próximo à ponte, por conta dos alagamentos. A Defesa Civil municipal ainda está levantando dados sobre as ocorrências.
Piúma
Devido à alta vazão do rio oriundo de Iconha, foi necessário abrir um desvio no rio.
Anchieta
Foi registrado alagamento em diversos locais das cidades. A Defesa Civil municipal ainda está levantando dados sobre as ocorrências.
Alfredo Chaves
Com o alto volume do rio, os moradores ribeirinhos foram orientados a deixar suas casas até que baixe o nível do rio. Houve registro, também, de alagamento em diversas ruas da cidade. A Defesa Civil municipal ainda está levantando dados sobre as ocorrências.
Cachoeiro de Itapemirim
Segundo o coordenador Municipal de Defesa Civil, foram registradas diversas ocorrências de movimento de deslizamentos e quedas de árvore no município. O coordenador ainda está levantando números exatos sobre as ocorrências atendidas no município.
Presidente Kenedy
Uma árvore caiu na estrada e uma casa foi interditada pela Defesa Civil municipal devido ao risco de desabamento. Os dados sobre as ocorrências ainda estão sendo levantados.
Mimoso do Sul
Na quarta-feira, no bairro Mangueira, uma pedra descolou no alto do morro. O deslizamento foi de grandes proporções, mas sem vítimas fatais. Seis casas foram afetadas e o posto de saúde foi totalmente destruído. Duas vítimas sofreram lesões leves. Os bombeiros isolaram a área e evacuaram as pessoas das residências próximas. Trinta e duas famílias foram afetadas por residirem em área de risco e seis famílias (14 pessoas) estão desabrigadas. Vinte e seis famílias estão desalojadas. O Serviço Social da prefeitura e a Defesa Civil municipal desocuparam as casas na área. 
Orientações
• Em casos de chuvas fortes o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro;
• Fique atento a movimentações de terra. Trincas no chão, inclinação de cercas, postes e árvores podem indicar o início de um deslizamento. Abandone imediatamente sua casa e procure um local seguro;
• Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou escutar algum barulho estranho, abandone sua residência;
• Tenha sempre em mãos os telefones da Defesa Civil de seu município;
• Em caso de emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o 193;
• Evite as áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;
• Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para sua residência. É necessário limpar os locais atingidos por água e lama;
• Se a sua residência foi destruída durante a enchente, não retorne a construir no mesmo lugar, porque cedo ou tarde ocorrerá um novo desastre.

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário