O encontro foi na manhã deste sábado (17), no aeroporto municipal. Cinco prefeitos participaram, sendo: Cachoeiro, Muqui, Mimoso do Sul, Castelo, Rio Novo do Sul e Vargem Alta
O governador Paulo Hartung se reuniu na manhã deste sábado (17), com prefeitos e representantes de seis municípios atingidos pela chuva no sul do Espírito Santo. O encontro ocorreu no saguão do aeroporto municipal ‘Raymundo Andrade’, em Cachoeiro, e contou com os prefeitos de: Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Castelo, Vargem Alta e Rio Novo do Sul.
Segundo Hartung, o momento é de solidariedade entre os capixabas. “Estamos vivendo um período de chuvas torrenciais, muito fortes em parte de nosso território, particularmente, na região sul e na região centro-serrana. Nossas prefeituras estão atuando de uma maneira muito proativa. Passei em Iconha e vi o trabalho da prefeitura muito bem feito. A Defesa Civil Estadual e as municipais estão agindo de uma maneira coordenada”, comenta.
“O Estado está com toda a estrutura do Corpo de Bombeiros ligada a Defesa Civil. Toda nossa área social da Secretaria de Trabalho Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), está visitando os municípios atingidos. Estamos com nossa parte de obra, principalmente, o DER, trabalhando. Temos muito trabalho nas estradas estaduais e a prioridade é desobstruir e sinalizar as vias. A intervenção corretiva só posteriormente, quando secar. Estamos também pedindo os municípios em transição, que mantenham a estrutura da Defesa Civil funcionando e estamos sendo atendidos”, continua o governador.
Hartung também aproveitou para pedir o apoio da população nesse momento. “Estão circulando muitas notícias falsas pelas redes sociais, e gostaríamos de pedir a população que gerencie os recursos, pois uma informação falsa tira energia de nossas equipes, pois temos que checar e desvia nossa atenção. Todo mundo pode ajudar nesse momento, estamos solidários em ajudar quem precisa”, ressalta.
Contraste
No fim da reunião, o governador ainda falou com os prefeitos sobre o contraste ambiental dos últimos anos no Estado. “De 2013 para 2014, o Espírito Santo ficou embaixo d’água. De 2014 para 2015 tivemos que conviver com estiagem. Agora, de novo, chuvas torrenciais. Os fenômenos estão ocorrendo em período de tempo curto, e isso mostra que a relação do ser humano com natureza precisa ser reconstruído. Recuperar árvores, nascentes, cobertura florestal estratégica do nosso Estado, e termos uma relação equilibrada entre o capixaba e o recursos naturais”, explica.
Quanto à ajuda Federal o governador ressalta que o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, se colocou à disposição e quer vir ao estado. “O Governo Federal vai participar e ser solidário. É um período de avaliação. Precisamos ver o quadro geral dos municípios e vamos recorrer ao Governo Federal, se for preciso. Já foi oferecido o apoio. Os municípios atingidos estão fazendo os relatórios e vamos acompanhar a evolução das chuvas nos próximos dias”, completa o governador.
Folha Vitoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário