Athos Fernandes faria aniversário no dia 23 de abril. Considerado um dos gênios de nossa literatura, nasceu em Itaperuna no ano de 1920. Radicou-se, depois, em Bom Jesus do Itabapoana, onde foi redator do jornal A Voz do Povo por vários anos, falecendo em nossa cidade no dia 13 de julho de 1979.
O poeta e escritor Athos Fernandes Monteiro nasceu em Itaperuna-RJ, em 23 de abril de 1920 e faleceu em Bom Jesus do Itabapoana-RJ em 13 de julho de 1979.
Foi Redator do Jornal “A Voz do Povo”, de Bom Jesus do Itabapoana, Fiscal de Rendas do Estado do Rio de Janeiro, além de várias outras atividades acadêmicas e profissionais, ao longo de sua vida. Foi fundador da Academia Bonjesuense de Letras, em Bom Jesus do Itabapoana e também membro e fundador do Conselho Municipal, de Cultura, desta cidade fluminense.
Foi casado por duas vezes, primeiramente com D. Cecy de Abreu Monteiro, com quem teve três filhas: Marilene, Neumar e Maria Izabel, as duas últimas também escritoras e poetisas de renome. E em segundas núpcias com D. Maria das Graças M. Monteiro, de cujo consórcio nasceu Adriano César, Elisângela (jornalista, como o pai) e Dr. Bruno Rogério M. Monteiro.
Um dos orgulhos de sua terra, sua contribuição para a divulgação da cultura da região foi muito importante. Recebeu muitas homenagens e prêmios literários, em vida e, também, após sua morte. Nas cidades de Itaperuna e Bom Jesus, deu nome a logradouros públicos importantes.
Recebeu homenagem do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que escolheu seu nome para batizar a Biblioteca da unidade da FAETEC de Bom Jesus: " BIBLIOTECA POETA ATHOS FERNANDES MONTEIRO".
Sua obra já foi tema de estudos acadêmicos, que honraram ainda mais seu legado de artista. Entre seus amigos, figuraram alguns dos mais importantes poetas e escritores do Brasil e do mundo, como o grande poeta chileno Pablo Neruda.
Foi maçom, "com irmãos em todos os orientes", como ele dizia, membro da Loja Maçônica Moreira Guimarães III (Número 9) de Bom Jesus, onde chegou ao título de “Venerável” por três mandatos, 1961, 1962 e 1964.
Enxadrista de talento, foi dedicado praticante deste esporte intelectual e campeão de vários torneios no Estado do Rio de Janeiro.
Pertenceu às seguintes entidades culturais e literárias:
- Membro da Loja Maçônica Moreira Guimarães III, de Bom Jesus do Itabapoana, RJ.
- Conselho Municipal de Cultura, de Bom Jesus do Itabapoana, RJ.
- Academia Niteroiense de Letras, Niterói, RJ.
- Academia Nilopolitana de Letras, Nilópolis, RJ.
- Academia Cachoeirense de Letras, Espírito Santo.
- Academia Pedralva de Letras e Artes, Campos, RJ.
- Academia Internacional de Letras, Rio de Janeiro, RJ.
- Academia Bonjesuense de Letras, Bom Jesus, RJ.
- Academia de Letras de Filgueiras, Portugal.
- Membro correspondente de outras entidades literárias e confrarias no Brasil e exterior.
Publicações:
- “OFIR” (Poesias), 1977;
- “OS CAMINHOS DO CÉU” (Poesias, 1978);
- “SHANGRI-LA” (Poesias), 1979;
- “ MISCELÂNEA POÉTICA”, 1979;
- “ANTOLOGIA DOS POETAS BONJESUENSES”;
- “ANUÁRIO DE POETAS DO BRASIL” (Coletâneas), 1977;
- “ANUÁRIO DOS POETAS DO BRASIL” (Coletâneas), 1978;
- Artigos, crônicas, ensaios e poemas publicados em diversos jornais do Estado e do País;
- Diversas outras poesias publicadas em livros e coletâneas.
Com informações O Norte Fluminense/Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário