Foto:Divulgação/Família
“Até aqui o Senhor nos ajudou.”
No dia 22/04/17 realizou-se o 1º Encontro da Família Teixeira de Oliveira, em Rosal- Bom Jesus do Itabapoana- RJ A família reuniu cerca de 200 pessoas , na faixa etária de 02 meses a 89 anos. Os participantes foram os descendentes de Francisco Teixeira de Oliveira e Minervina Teixeira de Oliveira. Francisco e Minervina tiveram 09 filhos: Alzimiro, José , Manoel, Sebastião, João, Luiz, Ana, Aurea e Terezinha. Todos os filhos do casal já faleceram, daquela geração, só tem em nosso meio, um genro, Pedro com 89 anos e uma nora, Maria, com 86 anos. Atualmente a família já está na sexta geração e é composta de 335 pessoas.
O Encontro de Família teve como objetivos: Conhecer pessoas da família e também rever outras; Conhecer a história da família, os valores éticos e morais construídos pela família; Sensibilizar os mais jovens para dar continuidade a essa história e primar pela formação de valores.
O Encontro pode ser resumido em emoção, história, lágrimas, alegrias, confraternização e muito amor . Momentos que ficarão registrados para sempre na mente e no coração da família.
Quem foram Francisco Teixeira de Oliveira e Minervina Teixeira de Oliveira?
Minervina Teixeira de Oliveira nasceu em 29 de agosto de 1895 e faleceu com 59 anos, no dia 10 de dezembro de 1954, descendente da família Teixeira da Siqueira, oriunda de Portugal, chegou ao Brasil por volta de 1780. Um de seus membros, Francisco Teixeira da Siqueira fixou residência na província das Minas Gerais na cidade de Rio Pombo.
Francisco Teixeira da Siqueira casou-se com Felicíssima Roza de Oliveira e mais tarde mudou-se para Bom Jesus do Itabapoana, onde muito colaborou para povoar e fazer progredir esta cidade, inclusive doando as relíquias religiosas trazidas de Portugal para a Paróquia de Bom Jesus que deu origem a festa do Divino Espírito Santo no mês de agosto. O casal acima citado são bisavós de Minervina.
Francisco Teixeira de Oliveira nasceu em 22 de dezembro de 1888 e faleceu aos 69 anos, em 21 de fevereiro de 1957. Ao casar-se com Minervina, em um tempo de economia agrícola lutaram muito para criar seus nove filhos. Em sua fazenda Cachoeira (Rosal) produzia-se de tudo para a sobrevivência, exceto sal e querosene, não apenas para a família, mas também para o sustento de seus meeiros, pois dinheiro mesmo só se via no final de cada safra de café, quando os meeiros quitavam suas contas do ano inteiro e então podia-se pensar em comprar mais um pouco de terra.
Chiquinho de Oliveira, também fez parte do cenário político da época juntamente com Abílio de Sá Viana, Anselmo Nunes, João Alt, a nível local e a nível municipal com José de Oliveira Borges. Estes homens construíram grandes amizades entre si que foram passadas a seus filhos e netos. A família Teixeira tem um talento político, já comprovado nas diversas gerações, com membros em exercício em cargos políticos através de eleição.
Políticos da Família Teixeira nas diversas gerações
1-Alzemiro Teixeira de Oliveira (Filho de Francisco Teixeira de Oliveira)- Vereador no Município de Bom Jesus do Itabapoana- 1963 a 1967.
2-José Teixeira Sobrinho ( Filho de Alzemiro Teixeira de Oliveira) - Vereador no Município de Bom Jesus do Itabapoana- 1967 a 1971.
3-Celso Rezende Teixeira (Filho de José Teixeira Sobrinho)- Vereador por três mandatos no Município de Bom Jesus do Itabapoana- 1993 a 1996/ 2001 a 2004 e 2013 a 2016.
4- Francisco Teixeira Neto (Filho de Alzemiro Teixeira de Oliveira) - Vereador no Município de Bom Jesus do Itabapoana por dois mandatos- 1983 a 1988 e 1993 a 1996
5- José Teixeira de Oliveira (Filho de Francisco Teixeira de Oliveira)- Vice- Prefeito no Município de Bom Jesus do Itabapoana - 1973 a 1976
6- Paulo Sérgio Teixeira de Oliveira (Filho de José Teixeira de Oliveira) Quatro mandatos de vereador- 1989 a 1992/ 1997 a 2000/ 2001 a 2004 e 2005 a 2008.
7- Francisco Roberto Figueiredo Gomes (Filho de Ana Teixeira e Waldemar Figueiredo)- Dois mandatos de Prefeito Municipal de Ecoporanga- E.S- 1993 a 1996 e 2001 a 2004.
8- José Luís Torres Teixeira Júnior ( Filho de Acácia Teixeira- neto de Aurea Teixeira e Ari Amaral)- Um mandato de vereador – Ibiraçu- E.S- 2013 a 2016. Um mandato de vice- Prefeito- Ibiraçu- E.S- 2017 a 2020.
O casal Chiquinho e Minervina, deixou um grande legado, transmitiu valores, como: trabalho, honestidade, responsabilidade, determinação, lealdade, amor, união da família, fé em Deus e amor ao próximo. Valores que caracterizam um caráter exemplar. A família Teixeira conquistou credibilidade, confiabilidade. No comércio, nos bancos, nos negócios bastava a palavra de seus filhos e já era dispensada documentação. E assim tem sido
Divulgação
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário