Cerca de uma tonelada de frangos abatidos – sem origem legal, sem nota fiscal e que estariam sendo transportados de forma inadequada – foi apreendida por agentes da Barreira Fiscal, do Posto Mato Verde, em Campos, na tarde desta segunda-feira (08/05). A mercadoria era transportada na caçamba de um Fiat Strada branco, com placa de Cariacica (ES).
Os agentes realizavam uma operação de rotina na BR-101, altura do Posto Mato Verde, quando abordaram o veículo, que teria saído de Domingos Martins e seguia para Cabo Frio, Região dos Lagos.
Ao verificar o que havia na caçamba da Pick-up, os agentes encontraram os frangos que estavam cobertos por lona, o que caracterizou o transporte inadequado do produto, gerando risco iminente ao consumo humano além do crime contra a relação de consumo. O motorista também não tinha registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura para fazer o transporte.
O fato foi apresentado na 146ª Delegacia Legal em Guarus ficando o condutor do veículo detido em flagrante por colocar em risco a saúde do consumidor.
A Defesa Agropecuária determinou a destruição de toda mercadoria pela precariedade do transporte. O agente da Defesa Agropecuária, em Campos, Milton Osvaldo, alertou o consumidor para que atente quanto ao risco do consumo de produtos de origem animal clandestinos.
“É um direito do consumidor exigir que o comércio apresente nota fiscal dos produtos oriundos de indústrias inspecionados podendo identificar facilmente pela rotulagem que deve conter a inscrição : S.I.M., S.I.E. ou S.I.F. pois o perigo de ser adquirir desde uma intoxicação alimentar a uma zoonose (doença transmissível dos animais aos homens) é real”, disse Milton Osvaldo.
Ururau/Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário