ORDEM E PROGRESSO DE 1914
EXPOSIÇÃO DO CENTENÁRIO NO ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS
TIME DE 1989- CAMPEÃO DO PRIMEIRO TURNO DO CAMPEONATO CAPIXABA DE PROFISSIONAIS
O clube foi fundado no dia 6 de maio de 1914 por: Antonio de Oliveira Borges, José de Oliveira Borges, José de Souza Firmo, José Cabeça Freire, Oswaldo Santos e Otis Menezes, originalmente com o nome de "Ordem e Progresso Foot-Ball Club". Na época era comum utilizar palavras inglesas para descrever partidas de futebol, devido à origem do esporte.
José de Souza Firmo, um dos fundadores, foi o encarregado de pedir ao seu pai, o Sr. Carlos de Figueiredo Firmo, a doação de um terreno, para que nele fosse construído um estádio. O terreno foi doado, e nele construído o estádio, que recebeu o nome de “Estádio Carlos Firmo”, em homenagem ao doador, e tem capacidade para até 3 mil torcedores.
O campo do 'Progresso' tinha sido inaugurado no sábado anterior, dia 9 de maior de 1914, mas sua primeira diretoria tinha tomado posse, oficialmente, no dia 17 daquele mês. Essa diretoria era composta por:
· Presidente: Francisco Portela dos Santos
· Vice-Presidente: Joaquim Lopes Moreira
· 1° Secretário: Antonio de Oliveira Borges
· 2° Secretário: José de Oliveira Borges
· Tesoureiro: Cel. Francisco Teixeira de Oliveira
· Procurador: Enestino Moreira
· "Captain": Otis Moreira
· "Vice-Captain": Ramiro dos Santos
O Ordem e Progresso foi chamado carinhosamente de “Canarinho” em 1952, pela imprensa capixaba. Em vista disso o mascote do clube é um “Canário”. Em pesquisa feita pela Rádio Bom Jesus e Jornal “O Norte Fluminense” em 16 de outubro de 1957 o Ordem e Progresso foi considerado “o mais querido”, da região, com esmagadora vitória sobre os clubes do Vale do Itabapoana.
O presidente atual é o desportista João Carlos (Polaca).
Wikipédia/Arquivo do Ordem e Progresso/Blog do Jailton da Penha
Queria entender o porque esse polaca fica como presidente,esse cara nao faz nada pelo progresso so fica la desfrutando do pouco que entra!
ResponderExcluir