Páginas

quarta-feira, 17 de maio de 2017

RJ: MAIS DE 1,5 MILHÃO DE PESSOAS FORAM IMUNIZADAS CONTRA GRIPE


Foto: Divulgação
A ida aos postos de saúde aumentou no último sábado (13/5), quando foi realizado o Dia D da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, porém mais da metade do público-alvo ainda precisa ser imunizado contra a doença. Até segunda-feira (15/5), foram aplicadas 1.556.976 doses da vacina contra os vírus Influenza, o equivalente a uma cobertura vacinal de 42,37% do grupo prioritário, de acordo com as informações repassadas pelas prefeituras à Secretaria de Saúde. A estimativa é vacinar, ao todo, 4.554.556 pessoas em todos os 92 municípios do estado até o final da campanha.
– A população deve procurar os postos de saúde e estar atenta à sua saúde. Os grupos prioritários, definidos após estudos de como o vírus age no organismo, são os focos dessa imunização pela facilidade em contrair o vírus e evoluir para formas mais graves da gripe. Os que já se vacinaram estão protegidos contra os principais tipos de vírus da doença, incluindo o H1N1, um dos tipos mais frequentes – destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.
Crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, gestantes, maiores de 60 anos, mulheres com até 45 dias do parto, trabalhadores da saúde e também os indígenas fazem parte do público-alvo para receber o imunizante. Os professores das redes pública e privada, trabalhadores do sistema prisional, adolescentes privados de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão apresentar prescrição médica antes de se vacinarem, estão incluídos no grupo. Os indígenas e idosos são os que apresentam maior cobertura vacinal até o momento, com 73,09% e 55,55%, respectivamente. O prazo para se imunizar durante a campanha é até o próximo dia 26.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde. Como existem diversos vírus da gripe e eles podem sofrer alterações, é importante que a população se vacine a cada ano. As pessoas que estejam com febre devem esperar melhorar seu quadro de saúde antes de receberem a vacina, mas o imunizante é contraindicado para quem tem alergia a ovo. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe pode ser aplicada junto com outras vacinas e medicamentos.

Imprensa RJ/Campos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário