Foto:Gazeta Online
O dono da empresa Jamarle Transportes, Jacymar Pretti, de 63 anos, responsável pela carreta envolvida no acidente da BR 101, em Guarapari, que matou 22 pessoas, foi solto neste sábado (24). Ele estava detido no Centro de Triagem de Viana (CTV), localizado no complexo penitenciário do município. Jacymar havia sido preso nesta sexta-feira (23) acusado de homicídio doloso com dolo eventual — quando há a intenção de matar e o responsável não se importa com o resultado e com os riscos de suas ações.
A decisão é da juíza de Direito de Iconha, Daniela Vasconcelos Agapito, que responde pelo plantão judiciário da região de Guarapari. Ela entendeu que a prisão efetuada pelo titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, Alberto Roque, que foi em flagrante, era ilegal. A magistrada determinou na tarde deste sábado (24) a expedição de alvará de soltura do empresário imediatamente.
"O flagranciado não foi perseguido e nem encontrado depois dos fatos, mas procurado no dia seguinte, após diligências e, não encontrado, se apresentou espontaneamente na delegacia, quando foi surpresado pela voz de prisão em suposto flagrante", diz juíza em sua decisão.
A magistrada destacou que o flagrante deve ser feito com rapidez, mas isso não exclui a possibilidade de que possa haver prisão após o chamado estado de flagrante. No entanto, para que ocorra uma prisão em flagrante, destacou a juíza em sua decisão, "devem ser respeitadas as garantias constitucionais e legais para tanto".
O acidente aconteceu na manhã da quinta-feira (22) e deixou 22 mortos, no km 343, da BR 101. Uma carreta invadiu a contramão, atingiu um ônibus e duas ambulâncias. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta estava com os pneus em péssimas condições, além de transportar uma rocha de 41 toneladas, sendo que o limite máximo permitido na rodovia é de 30 toneladas.
Gazeta Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário