Foto:Divulgação
A vida da pessoa com deficiência registra uma história de lutas e enfrentamentos. Enquanto no século XIX conviviam em instituições residenciais e sob os estudos médicos, o Século XX, foi marcado pela desinstitucionalização de atendimentos dessa natureza e, ao mesmo tempo, pela institucionalização da educação especial, quando surgiram as escolas e classes especiais.
Nos anos 70, sob a lógica “o deficiente pode aprender”, conforme Glat (2007), na busca pela efetiva participação da pessoa com deficiência no mundo educacional, a educação especial foi direcionada por outros princípios políticos, filosóficos e científicos, influenciam premissas básicas para suas ações. Nessa época, sob a lógica “o deficiente pode se integrar na sociedade” buscava-se a oferta de ambientes menos restritivos para sua educação, o que influenciou os textos normativos e outros caminhos, até se chegar à atualidade, influenciada pelos princípios e diretrizes da inclusão social, que tem desdobramentos nas políticas públicas diversas.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DIREITOS, NECESSIDADES E REALIZAÇÕES.
No período de 21 a 28 de agosto comemora-se em todo o Brasil a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Esta data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A APAE de Bom Jesus do Itabapoana, RJ preparou uma semana especial de atividades para seus Assistidos . Mas não se esqueceu de envolver as prefeituras municipais da região e a sociedade em que estamos inseridos e que se utiliza de nossos atendimentos para suprir a ausência de uma Instituição do nível da nossa APAE.
AÇÕES PREVENTIVAS SALVAM !
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde existem aproximadamente quinhentos milhões de pessoas com deficiência no mundo e 70% delas poderiam ser evitadas por meio de ações preventivas.
Enfatizamos que essas ações preventivas têm um menor custo se comparado à reabilitação necessária para a melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência, bem como diminuem ou evitam a incidência de deficiências, decorrentes, na sua grande maioria, pela falta de informação.
Estas ações preventivas envolvem alguns cuidados antes, durante a gravidez, no momento do parto, depois do nascimento do bebê e ao longo do desenvolvimento da criança.
São cuidados como evitar o casamento consanguíneo, fazer o pré-natal, evitar o uso de álcool, fumo e outras drogas durante a gestação, levar o filho para realizar a triagem neonatal, que inclui procedimentos importantes como teste do pezinho, orelhinha, olhinho, testes essenciais que realizamos, gratuitamente, na APAE.
Segundo o último Censo, realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência (23,9% da população do país) , das quais, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira. Muito significativo!
Assim, vamos vivenciar a SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA com esta visão de melhorar, de capacitar, de adequar, de tentar resolver problemas e partir para a meta do ano com muito afinco, determinação e amor incondicional .
Afinal, não é o que fazemos todos os dias, há anos?
Marisa Borges com OLIVEIRA, Fabiana Maria das Graças Soares.
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário